Em busca de mais praticidade no dia a dia, a moradora deste apartamento, em São Paulo, resolveu morar em um lugar menor junto com suas duas filhas. Ainda espaçoso, com 180 m², o imóvel foi a escolha perfeita para que ela pudesse manter tudo organizado e ter uma rotina de convívio em família. “Ela me pediu espaços integrados, uma decoração clean e elegante e ambientes onde elas pudessem estar juntas cozinhando, vendo TV e recebendo visitas”, conta a arquiteta Juliana Muchon, que assina o projeto.
A reforma incluiu mudar toda a planta da área de serviço e da cozinha para conseguir a integração desejada pela moradora. Sala de jantar, varanda e cozinha tornaram-se um único espaço. Além disso, a arquiteta criou um escritório fechado numa das laterais do living e aumentou um dos quartos, aproveitando um trecho do corredor.
Para conseguir criar ambientes práticos, que também era um desejo da moradora, a arquiteta pesquisou materiais de fácil manutenção e limpeza e que tivessem uma estética bonita. “Além de estarem na área íntima, esses mesmos materiais, cores e acabamentos foram usados nos ambientes integrados para criar a ideia de conexão entre eles”, explica a arquiteta.
A profissional destaca a marcenaria, desenhada por sua equipe. “Além da estética clean, criamos muitas soluções, como um painel que esconde o quadro elétrico, a estante que atua como divisória da sala com o escritório e o painel que esconde o pilar”, diz.
A paleta de cores mescla vários tons de cinza, que aparecem no mobiliário, revestimentos e marcenaria, e serviu de base para as duas poltronas vermelhas, que se destacam no living. As peças, assinadas por Ricardo Fasanello, já pertenciam à moradora e foi um pedido dela que fossem incluídas no novo apartamento. “Apesar e não usar móveis de cores muito fortes nos meus projetos, foi um desafio prazeroso fazer essa composição. As poltronas trouxeram muita personalidade e um toque ousado, que tem a ver com o estilo da cliente”, revela Juliana.
No living, destaca-se também a grande parede da área de estar que foi toda revestida de madeira freijó, com as portas camufladas, criando um visual elegante, sem grandes interferências. Na sala de jantar, o lustre de cristal também já fazia parte do acervo da moradora e foi todo restaurado para ser usado no projeto.
Uma atmosfera suave e tranquila invade o espaço do home office, onde a poltrona Pitu, de Aristeu Pires, tem lugar de destaque. A bancada extensa garante conforto e a laca off white usada na marcenaria completa o clima de sossego.
Em um dos quartos, a cabeceira estofada com detalhes em capitonê faz par com o neon amarelo. Na mesa lateral, um abajur de mesmo tom completa o visual sofisticado, mas com um toque despojado.
Os banheiros foram mantidos com tudo o que veio da construtora, a pedido da moradora, mas para dar um toque de personalidade a cada um, Juliana escolheu revestimentos de parede e marcenaria bem marcantes, como neste abaixo.
Quer ver mais sobre este projeto? Então, navegue pela galeria de fotos abaixo!