Bancada ripada envolve sofá na sala de estar deste apartamento
A reforma do arquiteto Rodrigo Barbosa possui uma paleta de tons areia complementada por painéis de madeira.
Com uma vista privilegiada para a Lagoa Rodrigo de Freitas, este projeto de reforma do arquiteto Rodrigo Barbosa integra de maneira fluida a natureza e os espaços internos. Um dos destaques do projeto são as janelas que vão do piso ao teto.
“Queríamos que a vista fosse protagonista”, explica Rodrigo. “Cada escolha foi pensada para assegurar que a beleza externa se tornasse uma parte integral da experiência interna”, completa.
A paleta de tons areia e os painéis de madeira na sala criam uma base neutra, permitindo que móveis e elementos decorativos se destaquem. Caixas de luz embutidas no teto de gesso criam uma iluminação que realça a estética do espaço. Um espelho estrategicamente posicionado amplia o ambiente, refletindo a Lagoa e criando uma continuidade entre o interior e o exterior.
Uma cadeira de balanço oval foi estrategicamente colocada para que fosse criado um o canto perfeito para relaxamento.
Atendendo ao principal desejo do cliente por uma integração entre a cozinha e a sala, o projeto apresenta uma cozinha aberta que combina elegância e praticidade.
Na sala, um painel de madeira na parede da televisão adiciona um toque de sofisticação, enquanto a bancada de madeira ripada ao redor do sofá traz um elemento de design que é ao mesmo tempo funcional e acolhedor.
Na cozinha, as bancadas em tons de cinza e a marcenaria em carvalho, junto aos detalhes em preto, complementam o design do apartamento. “A ideia era criar um ambiente que não apenas atendesse às necessidades práticas, mas que também se integrasse perfeitamente ao restante do imóvel”, explica Rodrigo. As cadeiras altas na bancada proporcionam uma experiência de convivência que flui e se entrelaça com os espaços sociais, garantindo um ambiente coeso e convidativo.
“Buscamos criar um projeto ao mesmo tempo atemporal e afetivo que valoriza os objetos do morador, herdados ou adquiridos em viagens”, finaliza o arquiteto.