Azulejos azuis inspirados em Brasília revestem sala de jantar deste apê
O escritório Andrade & Mello Arquitetura também criou um cômodo multifuncional, que é home office e quarto, e uma adega de 200 garrafas.
Contrariando a máxima de que quanto mais quartos melhor, uma família procurou os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, para transformar este apartamento de 190 m² em um espaço para que o casal e filhos, além de todos os convidados, pudessem ficar juntos.
Ao entrar no apartamento, já é possível visualizar toda a integração proposta para a área social. Um biombo em serralheria com vidros em diferentes acabamentos faz uma separação sutil, mas necessária entre a parte interna e o hall social do edifício, além de ser um elemento decorativo bem interessante.
A sala de jantar combina conforto e personalidade. “Apaixonados pelo movimento moderno, mais especificamente pela arquitetura brasiliense, os moradores se apaixonaram pela proposta da parede revestida com os azulejos”, revela Renato. Design do JHenrique, artista, também brasiliense que integra arte, arquitetura e Brasília para os padrões dos desenhos nos seus azulejos. E é impossível falar desta parede sem dizer que a inspiração inicial foram as paredes de Athos Bulcão, artista que decora uma grande parte da capital candanga.
O ambiente também conta com uma mesa de jantar para 10 lugares, que oferece espaço de sobra para os momentos com a família e amigos. Já a cristaleira trouxe um charme clássico à sala, elemento que exibe as taças de cristal e as louças da família – além de facilitar o acesso durante as recepções.
Na sala de tv, o sofá azul adiciona um toque de cor ao ambiente, além de proporcionar muito conforto. Para complementar a peça, há duas poltronas assinadas pelo designer Aristeu Pires. A caixa onde a TV está instalada é uma estante de serralheria revestida com lâmina efeito carrara.
Também foi incluída uma adega para mais de 200 garrafas. Toda a infraestrutura para instalação de uma adega como esta deve ser pensada ainda na obra. “A condensadora, por exemplo, está locada fora do apartamento junto com os equipamentos do ar condicionado, escondidos pelo deck”, comenta Renato.
A família tinha mais algumas demandas importantes para esse apartamento – um espaço para home office (para quando fosse necessário trabalhar de casa), um local para armazenar livros (eles têm um acervo bem generoso) e um quarto para hóspedes (necessário eventualmente).
“E destas necessidades surge então a nossa famosa Sala Multiuso (solução que adotamos em outros projetos também), e o terceiro dormitório passa a abrigar todas as funções”, comenta o profissional.
A mesa de trabalho é espaçosa e tem vista para a área social, já que fica em frente ao janelão, permitindo a interação com quem está fora, mas caso queiram privacidade, as janelas podem ser fechadas e as persianas abaixadas. E o sofá-cama foi ideal para o projeto – versátil e confortável para quem for dormir ali.
A suíte do casal é mais do que apenas um local para dormir, é um refúgio de tranquilidade para escapar do caos do dia a dia. Trazendo atemporalidade, a marcenaria é versátil e funcional, já que os profissionais conseguiram embutir a penteadeira na bancada, proporcionando praticidade no dia a dia da moradora.
O banheiro, por sua vez, é amplo e funcional. Investimos em um design que valorizasse cada centímetro disponível, com soluções de armazenamento e acabamentos que garantissem um ambiente prático e aconchegante.