Continua após publicidade

Árvores e plantas permeiam loft que reúne diferentes estilos de décor

Renan Altera, do escritório Altera Arquitetura, criou um projeto de loft para a CASACOR SP que discute a história da arquitetura.

Por Redação
11 jul 2024, 19h00

Nesta edição da CASACOR São Paulo 2024, Renan Altera, do escritório Altera Arquitetura, apresenta “Ecos do Passado”, um loft multifuncional de 71 m² construído pela Constech. 

CASACOR São Paulo: ambiente conta a história da arquitetura ao longo dos séculos. Projeto de Renan Altera. Na foto, sala com de estar e TV com tons de verde e vermelho
(André Mortatti/Divulgação)

O ambiente revisita períodos arquitetônicos significativos, promovendo reflexões sobre herança cultural, sustentabilidade e tradição – integrando elementos simbólicos a um design contemporâneo.

O loft é dividido em sala de estar e TV, cozinha, lounge, dormitório e banheiro spa, todos conectados de maneira fluida para permitir uma transição suave entre os cômodos.

CASACOR São Paulo: ambiente conta a história da arquitetura ao longo dos séculos. Projeto de Renan Altera. Na foto, poltrona ao lado de cristaleira com luz LED integrada
(André Mortatti/Divulgação)

Cada detalhe da decoração foi pensada para criar uma jornada pela história da arquitetura: de texturas inspiradas em cavernas que simbolizam a pré-história; arcos e curvas que lembram o período romano; janelas que remetem aos vitrais da Idade Média; e a simetria do período neoclássico na cozinha.

Continua após a publicidade
CASACOR São Paulo: ambiente conta a história da arquitetura ao longo dos séculos. Projeto de Renan Altera. Na foto, sala com sofá vermelho
(André Mortatti/Divulgação)

Um sofá orgânico em tom avermelhado, desenhado por Renan, acrescenta conforto e modernidade. E a claraboia em madeira escura simula a entrada de luz natural, criando uma atmosfera acolhedora.

Apesar da decoração mesclar o novo e o antigo, incorporando objetos de diferentes materiais e estilo, a paleta de cor é coesa e proporciona elegância e sofisticação. Vale lembrar que a mobília também foi pensada para ser atemporal e versátil.

Continua após a publicidade
Ecos do Passado, ambiente de Renan Altera para a CASACOR São Paulo 2024. Na foto, loft, sofá curvo vermelho, chaise Oscar Niemeyer.
(André Mortatti/Divulgação)

A inclusão de uma peça icônica de Oscar Niemeyer, a chaise, ao lado da entrada, adiciona sofisticação e simboliza a conexão com a arquitetura brasileira.

CASACOR São Paulo: ambiente conta a história da arquitetura ao longo dos séculos. Projeto de Renan Altera. Na foto, quarto com mudas de plantas e tons de verde
(André Mortatti/Divulgação)

A seleção cuidadosa de plantas, arbustos e árvores proporciona privacidade visual e atua como uma barreira natural ao som e às mudanças de temperatura, criando uma atmosfera tranquila e agradável. Além disso, a inclusão de plantas aromáticas promove o bem-estar físico e mental de maneira natural e sustentável. 

Continua após a publicidade
Ecos do Passado, ambiente de Renan Altera para a CASACOR São Paulo 2024. Na foto, quarto, parede verde, plantas, penteadeira.
(André Mortatti/Divulgação)

Ao redor do jardim está o banheiro spa, uma parte crucial do loft, que oferece uma experiência imersiva e relaxante. Essa integração não apenas destaca a conexão entre natureza e arquitetura, mas também proporciona um ambiente de descanso e contemplação.

CASACOR São Paulo: ambiente conta a história da arquitetura ao longo dos séculos. Projeto de Renan Altera. Na foto, quarto com banheiro spa
(André Mortatti/Divulgação)

“Este projeto é uma viagem pelos legados arquitetônicos do passado, que ecoam no presente e moldam o futuro. Queríamos criar um espaço que não apenas refletisse nossa herança cultural, mas também destacasse a importância de construir um futuro sustentável e significativo”, afirma Renan Altera.

Continua após a publicidade
Publicidade

Publicidade