Área social ganha ares de galeria de arte neste apê de 220 m²

Reforma do arquiteto João Panaggio trouxe estética minimalista para a valorização das obras

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 jan 2025, 19h00
Área social ganha ares de galeria de arte neste apê de 220 m². Projeto de João Panaggio. Na foto, sala de estar com obras de arte como pontos de cor.
 (Denilson Machado/Divulgação)
Continua após publicidade

Em busca de espaços mais amplos, uma empresária decidiu se mudar de um apartamento na Praia do Leblon (RJ) para outro maior, na mesma avenida à beira-mar. 

O arquiteto João Panaggio foi o responsável pelo projeto de reforma geral, com decoração integralmente nova em todos os cômodos.

Área social ganha ares de galeria de arte neste apê de 220 m². Projeto de João Panaggio. Na foto, sala de estar com vista para o mar.
(Denilson Machado/Divulgação)

“O pedido principal da moradora foi criar uma atmosfera de galeria de arte na área social para expor e valorizar a coleção de obras que ela já tinha. E também eliminar as paredes e divisórias que separavam o hall de entrada da sala, para manter a vista do mar no campo de visão de quem entra no apartamento”, conta ele. 

A porta de acesso principal foi deslocada para o eixo central da sala, permitindo que a vista do mar receba os convidados logo na entrada. Além disso, Panaggio também alterou o layout de um dos quartos para transformar o cômodo em uma sala íntima, com tv. 

Continua após a publicidade
Área social ganha ares de galeria de arte neste apê de 220 m². Projeto de João Panaggio. Na foto, poltrona Mole de Sérgio Rodrigues.
(Denilson Machado/Divulgação)

Para criar o clima de galeria de arte, o arquiteto adotou uma estética limpa e minimalista, com poucos adornos. Desde o início, também havia uma preocupação em garantir que as obras de arte conversassem com os móveis de design brasileiro que a moradora já possuía. A mesa de Jantar Guanabara, do Jorge Zalszupin; o pendente Gap, da Cláudia Moreira Salles; a poltrona Mole, do Sérgio Rodrigues; e a poltrona Gaivota, do Ricardo Fasanello, são alguns exemplos.

Entre as obras de arte mais relevantes que ganharam destaque no projeto, estão as criações de Raul Mourão, Arthur Lescher, José Bechara, Sérgio Sister, Jorge Guinle, Lúcia Koch, Carlitos Carvalhosa, Iole de Freitas, Eduardo Sued e Sebastião Salgado. 

Continua após a publicidade
Área social ganha ares de galeria de arte neste apê de 220 m². Projeto de João Panaggio. Na foto, sala de jantar com lustre pendente e mesa com quatro lugares.
(Denilson Machado/Divulgação)

“A curadora de arte Lurdinha Piquet nos ajudou a posicionar cada quadro e escultura e também nos deu ótimas dicas de iluminação e plano de fundo”, informa o arquiteto. 

No quesito “materiais e acabamentos”, o projeto priorizou materiais naturais para estabelecer uma conexão direta com a paisagem externa, sem ofuscar a vista para o mar. 

Continua após a publicidade
Área social ganha ares de galeria de arte neste apê de 220 m². Projeto de João Panaggio. Na foto, sala de estar com obras de arte como pontos de cor.
(Denilson Machado/Divulgação)

O piso existente no living, em tábuas de madeira corrida, foi restaurado e coberto por um grande tapete de fibra de cânhamo, em tom off white, para criar um clima sutilmente praiano. 

Já o piso do hall de entrada e da sala de jantar foi revestido com mármore travertino romano, para delimitar visualmente esses espaços. As marcenarias foram executadas com acabamento em freijó natural e as paredes foram pintadas com tinta branca comum para valorizar as obras de arte. 

Continua após a publicidade
Área social ganha ares de galeria de arte neste apê de 220 m². Projeto de João Panaggio. Na foto, quarto com vista para o mar.
(Denilson Machado/Divulgação)

Na suíte principal, a cama baixa e os mobiliários dispostos nas extremidades foram pensados para assegurar uma vista desimpedida do mar.

No banheiro, a antiga banheira foi removida e novos revestimentos em tons claros foram aplicados, proporcionando um espaço mais clean. O armário sob a bancada ganhou acabamento em madeira natural, trazendo um toque de aconchego ao espaço.

Continua após a publicidade

Confira todas as imagens:

Publicidade