Apê em tons sóbrios tem divisória vazada e cozinha conectada com varanda
A arquiteta Rosangela Pena também criou uma adega para abrigar os rótulos da moradora. Na decoração, predominam os materiais que evocam o natural.
Morar sozinho está longe de transformar a casa em uma junção de ambientes solitários e pouco acolhedores para receber convidados. Essa máxima foi seguida pela arquiteta Rosangela Pena, à frente de seu escritório homônimo, quando foi procurada por sua cliente para realizar a reforma do apartamento de 103 m².
Entre os requisitos, o objetivo era estruturar um lar que valorizasse sua independência, mas sem abrir mão da funcionalidade e da essência acolhedora em cada um dos cômodos. Segundo a profissional, o desenrolar do projeto teve início no desejo de uma área social que compreendesse a cozinha, varanda e sala de TV. “Embora a planta do imóvel não fosse tão grande, planejamos um layout que integrou esses espaços de uma forma muito interessante ampliando, inclusive, a percepção de espaço”, relata.
Com a área social totalmente integrada, logo na entrada a divisória vazada preserva as costas do sofá e a visão da sala de estar. “Com o desenho geométrico, o elemento se torna ainda mais interessante no décor”, avalia Rosangela. Ainda por lá o destaque, sem dúvidas, ficou por conta da adega que demonstra o apreço da moradora em colecionar os rótulos que decoram e, ao mesmo tempo, estão pontos para degustação.
Ao conectar cozinha com a varanda, a profissional entregou um ambiente bem-preparado com a marcenaria que agregou, inclusive, uma lava louças de 8 serviços. Além de delimitar o ambiente, a península incorporou o cooktop e a continuidade dos armários que incorporou o forno elétrico e o micro-ondas. “Nessa redistribuição, conseguimos incluir a área de serviço que, mesmo pequena, não ficou nada a dever”, considera.
Entre os materiais eleitos pela arquiteta, a opção por aqueles evocam a essência do natural, como o caso do revestimento cimentício que imita pedra e recobre o corredor que conecta a varanda e sala, e o trio de pendentes, em palha natural, que ilumina a mesa de jantar.
Ala íntima
Em uma combinação entre sobriedade e elegância, a cabeceira estofada é envolta pelo papel de parede verde que se completa com o painel ripado que esconde a entrada para o banheiro. Para atender as demandas da sua cliente, Rosangela incluiu armários que percorrem a parede aos pés da cama e, ao lado, projetou um armário exclusivo para os sapatos.
Quarto do filho
Mesmo morando sozinha, Rosangela conta que a moradora pediu para incluir um quarto para o seu filho. “Ele a visita frequentemente e havia a possibilidade de, no futuro, ele vir a morar com ela”, recorda-se. Vencendo as limitações, o projeto comportou uma cama de casal, uma bancada de estudo e guarda-roupas.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: