Apê tem estante tipo colmeia que abriga 15 nichos e cristaleira
O projeto da cobertura duplex é assinado pelo escritório Ikeda Arquitetura e destaca materiais e cores inspirados na natureza.
Localizada em Itacoatiara, na região oceânica de Niterói, esta cobertura duplex de 200 m² tornou-se o novo lar de uma médica e seu filho. O projeto, assinado pela arquiteta Gabriela Ikeda, do escritório Ikeda Arquitetura, modernizou a infraestrutura elétrica e redefiniu o layout do imóvel.
“A nova moradora pediu uma sala bonita e funcional, com um layout diferente do usado pelos moradores antigos. Além disso, ela queria que o dormitório e o closet de sua suíte tivessem cores, materiais e texturas que transmitissem uma atmosfera relaxante e sensação de aconchego”, conta a arquiteta.
No geral, o conceito do projeto baseia-se em materiais e tons inspirados na natureza, criando uma atmosfera tranquila e acolhedora. A paleta parte de uma base neutra em tons crus, pontuada por verde, azul e terracota. A decoração contemporânea mescla móveis novos com peças do acervo da moradora.
“Na sala íntima com tv, por exemplo, reaproveitamos o rack de marcenaria e o sofá do apartamento antigo. Já na sala de estar e jantar integradas, com exceção dos seis quadros de madeira, os móveis e as marcenarias são novos”, exemplifica Ikeda.
Na área social, a arquiteta priorizou móveis contemporâneos atemporais, predominantemente em madeira, com detalhes em metal branco e estofamentos de couro ou algodão. Entre as peças assinadas, destacam-se: a poltrona com banqueta Clau, do Estudiobola; as cadeiras de jantar Água, da Plataforma 4; e a luminária pendente Gamela, da Lia Siqueira.
O piso original de porcelanato mármore travertino foi mantido, enquanto as paredes receberam tinta cinza Crômio (Coral). As cortinas são de gaze de linho branco, o tapete de fibra natural, e as marcenarias desenhadas pela arquiteta foram executadas em freijó natural.
Na área de jantar, uma estante tipo colmeia com 15 nichos superiores e um módulo lateral com portas de vidro e função de cristaleira se destaca, traz charme e funcionalidade ao espaço.
No quarto da moradora, a parede atrás da cama recebeu tinta verde, reforçando a conexão com a natureza. O efeito foi suavizado pela cabeceira tipo lambri e pela parede lateral revestida em melamina branca.
Apartamento tem cozinha com ilha que pode ficar integrada ou não
Espécies tropicais são destaques em projeto de paisagismo para casa em São Paulo
Tijolinhos, telhas de barro, madeira e mármore compõem casa em estilo toscano





