O apartamento de 400 m² na Ilha de Icaraí, Rio de Janeiro, foi reformado por Henrique Ramalho para deixar modernizar o imóvel, deixando-o com ar contemporâneo, elegante e aconchegante.
A vista da Praia de Icaraí, com dois cartões postais do Rio ao fundo (Pão-de-Açúcar e Cristo Redentor), além do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (projetado por Oscar Niemeyer), é, sem dúvida, a protagonista do projeto para o jovem casal com dois filhos.
“São doze metros de janela, de uma ponta a outra da sala, com um vista de tirar o fôlego. Por isso, minha ideia foi fazer um projeto limpo que tirasse partido desse visual incrível, ao invés de ofuscá-lo”, conta Henrique Ramalho, que posicionou dois bancos sob as janelas para fins de contemplação.
No que se refere ao mobiliário, o arquiteto deu preferência a peças de design assinado para ambientar a área social, conferindo sofisticação, identidade e contemporaneidade às salas de estar, tv e jantar.
Veja também
- Casa de praia em Angra dos Reis tem vista linda e área para arvorismo
- Decoração contemporânea e tons claros nesta cobertura carioca
Um dos destaques do living é poltrona rotacional Spun (ícone da italiana Magis assinada por Thomas Heatherwick), que ganhou ares de obra de arte ao lado do pilar em concreto aparente.
Outro destaque é o jardim vertical de plantas naturais, próximo à sala de jantar, equipado com sistema de irrigação automática. Ao lado, a poltrona Carbono 26 também convida à contemplação ou leitura.
O arquiteto trabalhou com uma base neutra, usando cores apenas em acessórios, como obras de arte e objetos de decoração. “O interesse da cliente por arquitetura e decoração foi fundamental para chegarmos ao resultado desejado. Ela opinou em todo o processo”, conta o profissional.
Veja todas as fotos do projeto na galeria: