Apê integrado e funcional de 70 m² tem décor descontraído
O projeto do escritório Shinagawa Arquitetura usou piso de cimento queimado em todo o imóvel e serralheria e marcenaria combinadas para delimitar os espaços
O projeto de reforma deste apartamento duplex de 70 m², localizado em São Paulo, foi feito para atender o principal pedido do morador: um espaço integrado e funcional. Os arquitetos do escritório Shinagawa Arquitetura unificaram então térreo, cozinha e área de serviço em um único ambiente.
Estes ambientes passaram a compartilhar a mesma bancada de quartzo, ganhando assim amplitude visual e mais área de superfície para cozinhar. A separação destas áreas foi feita com um aparador que mistura serralheria e marcenaria. Ele tem a função de balcão, aparador e armário.
A escada de concreto existente foi mantida, criando um volume que incorpora o lavabo e o espaço abaixo dela que virou uma despensa. Eles receberam revestimento em marcenaria pintada de azul com portas mimetizadas.
Veja também
- Dúplex de 48 m² com cozinha colorida e rede na sala
- Projeto deixa apê de 32 m² mais funcional e aconchegante
“No mesmo pavimento, para reforçar a ideia de integração do espaço, criamos um banco revestido com azulejo 15×15, que percorre todo comprimento do apartamento. Ele conecta os ambientes e tem várias funções; banco, bancada e móvel para TV e aparelhos”, contam os arquitetos.
No pavimento superior, um closet aberto abriga a área da cuba, dando assim mais espaço para o box e bacia. Um grande vão foi aberto nesta área para entrada de luz natural, enquanto uma cortina de rolo e policarbonato alveolar garantem uma maior privacidade. O mesmo material também foi usado em um fechamento leve de serralheria, que protege o closet da vista do pavimento térreo.
Quase todo apartamento recebeu piso de cimento queimado, dando maior sensação de amplitude e integração ao apartamento. A área do banheiro recebeu porcelanato no piso e azulejo nas paredes. Já a varanda externa tem deck de madeira.
Para delimitar os espaços, o escritório optou pelo uso de serralheria com marcenaria, projetada pelos próprios profissionais. Ela mescla cheios e vazios, com a estrutura de aço e módulos de compensado. Enquanto isso, o mobiliário mescla peças que o proprietário já possuía com peças sugeridas e algumas desenhadas para o projeto, a exemplo da mesa de jantar.
Com arte e decoração suspensas nas paredes, móveis modulares e uso de cores, o apartamento adotou um estilo despojado e jovem.
Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo:
*Via ArchDaily