Apê ganha mesa sob medida em formato orgânico com tampo em quartzito
O projeto, assinado por Virgínia Caldas, do Estúdio Bena, alterou a posição da cozinha e incluiu uma churrasqueira elétrica.

Localizado no bairro do Boqueirão, em Praia Grande, SP, este apartamento de 72 m² passou por uma reforma completa, assinada pela arquiteta Virgínia Caldas, do Estúdio Bena. O cliente procurou a profissional para transformar o imóvel com foco na integração dos espaços, otimização e harmonia dos ambientes. Apesar de ser um imóvel novo, os acabamentos existentes e o layout não atendiam suas necessidades, o que exigiu uma intervenção significativa.

A execução do projeto foi pensada desde o início para reconfigurar o espaço de maneira funcional e aconchegante. Para isso, foi necessário demolir todos os revestimentos existentes e elaborar um estudo de layout do zero. A principal mudança foi a alteração da posição da cozinha, que passou a ocupar o centro do apartamento. Com essa mudança, a churrasqueira elétrica foi integrada à cozinha, eliminando a área gourmet anteriormente separada e criando uma circulação fluida que trouxe mais aconchego e unidade ao ambiente.
O espaço da antiga cozinha foi reconfigurado para abrigar múltiplas funções, como chapelaria, home office e uma área de serviço mais espaçosa e funcional. Ambos os espaços receberam um projeto de marcenaria, com portas sob medida que setorizam os ambientes sem comprometer a entrada de iluminação natural.


O piso de todo o apartamento foi revestido com porcelanato da Portobello criando uma base uniforme e atemporal para o espaço. Já os banheiros receberam um porcelanato que simula a textura de um papel de parede.

Na área de jantar, a arquiteta criou um painel de destaque também com porcelanato, em tom azulado, que traz uma atmosfera neutra, mas ao mesmo tempo, interessante.
A escolha das cores para a marcenaria seguiu uma paleta de tons de bege, branco e amadeirado, enquanto as bancadas da cozinha e da mesa de jantar foram revestidas com Quartzito Perla Santana, que se destaca como um elemento de sofisticação e modernidade no projeto.

Um dos maiores desafios foi encontrar uma mesa que fosse funcional, acomodando confortavelmente seis pessoas, e que ainda harmonizasse com o restante do ambiente. Para isso, Virginia Caldas desenhou uma mesa sob medida, com formato orgânico e personalizado, que se encaixou perfeitamente no espaço. Os pés da mesa foram executados em serralheria com pintura eletrostática, e o tampo foi feito com o mesmo Quartzito utilizado nas bancadas da cozinha e da mesa de jantar.
Veja todas as fotos na galeria abaixo:
































