Este estúdio de 45 m² foi criado especialmente para o repouso na cidade grande. O proprietário, que mora fora de São Paulo, mas que frequenta a cidade uma ou duas vezes por semana, decidiu ter um lar diminuto para ter mais conforto e praticidade quando precisasse ficar na capital até tarde.
Propositalmente localizado na Vila Olímpia (região de muitos prédios de escritórios na capital paulista), o condomínio possui toda a infraestrutura que o morador desejava: lavanderia compartilhada no térreo, espaços gourmet, salão de festa, piscina, quadra de squash etc.
Assim, o proprietário convocou as jovens profissionais do Studio AG para assinar o design de interiores do apê. Para manter o quarto amplo e íntimo em um apartamento com a metragem tão reduzida, as arquitetas optaram por criar o living na varanda coberta. Ao adentrar o imóvel, portanto, o morador chega primeiro ao quarto e a cozinha, para então acessar a área de estar. “Colocamos o estar na varanda e optamos por uma paleta neutra, onde as texturas chamam atenção ao olhar”, explicam.
Assim, o mix de texturas e tons claros – que evocam uma paleta de cores bem tranquila – combinado ao mobiliário nacional assinado dão o tom de sofisticação aos espaços, marcado pela ausência de paredes. “Criamos um anteparo em marcenaria com chapa perfurada, que camufla as portas de armário e banheiro e, ao mesmo tempo, secciona a cozinha do quarto. A ideia foi trazer o mesmo ritmo das portas dos armários para o painel de madeira laqueado do corredor de entrada”, contam.
O piso em peroba de demolição em padrão escama de peixe, além de dar charme, é também um aliado da ampliação do espaço: aplicado na metragem total do apartamento favorece a integração das áreas.