Apê de 320 m² em Ipanema tem atmosfera de galeria de arte
O apartamento e o projeto são da arquiteta Bianca da Hora
Em busca de um imóvel maior para sua família, a arquiteta Bianca da Hora adquiriu este apartamento de 130 m² na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.
“Amigos que moram na cobertura de um prédio de frente para a praia nos avisaram que o apartamento do primeiro andar tinha sido colocado à venda por um bom preço, porque estava em péssimo estado. Como nossa intenção era fazer uma reforma completa, resolvemos aproveitar a oportunidade”, conta a profissional.
Para isso, praticamente todas as paredes foram demolidas e o piso existente de madeira foi removido para viabilizar a implantação de um novo layout. Além disso, a infraestrutura das vigas foi alterada e a parte elétrica e hidráulica refeita, para acomodar banheiros que não existiam na planta original.
No geral, a ideia do projeto foi criar uma base neutra e acolhedora, rica em materiais e texturas naturais – especialmente madeira e pedra -, para destacar a vista da praia e as obras de arte que a família coleciona.
“A decoração da área social, incluindo a seleção e a disposição dos móveis nos espaços, foi concebida para acolher e destacar obras de artistas variados, dos consagrados Vik Muniz, Artur Lescher, Antônio Bokel, Le Parc, Burle Marx e Flávia Junqueira a nomes sem tanta projeção, mas não menos importantes, como André Griffo, Alexandre Mazza, Gustavo Speridião, Luiz Philippe Carneiro de Mendonça, Adrianna Eu, Vanderlei Lopes, Brise Noronha, Rodrigo, Felipe Suzuki, Matias Brotas, Paola Vilas e Janaína Tschäpe”, listou Bianca.
A área social e a cozinha ganharam um novo piso em mármore travertino romano. Este último cômodo também recebeu armários com acabamento na cor branca. Já os ambientes da área íntima ganharam piso em tábuas de madeira peroba mica.
Na decoração da área social, obras de arte e muitas peças de mobiliário foram aproveitadas do apartamento antigo, como a poltrona e as cadeiras Cantu do Sérgio Rodrigues, que foram reestofadas. Entre os móveis novos, Bianca destaca o sofá modular, a mesa de jantar, a mesa de centro e as poltronas.
Outro destaque é o banco linear que se estende ao longo de toda a janela da sala, servindo, ao mesmo tempo, de aparador/estante – para apoiar adornos e livros – e banco para acomodar visitas em dias de casa cheia.
No lavabo, a arquiteta reaproveitou a madeira removida do piso do apartamento, transformou em ripas e aplicou nas paredes, no teto e nas portas do armário para criar um efeito de caixa de madeira.
A cozinha se comunica tanto com a sala, através de painéis de correr em marcenaria, como com a varanda gourmet ao fundo.
Para o quarto do casal, a ideia era construir uma atmosfera de quarto de hotel aconchegante.
Confira todas as fotos na galeria abaixo: