Um homem solteiro buscava um apartamento alugado para viver e receber seus três filhos. O objetivo era que o espaço fosse bonito, funcional e decorado com móveis que ele pudesse reutilizar em outro apartamento.
Foi com isso em mente que Luiza Leptich Arquitetura e Conino Arquitetura e Interiores desenvolveram o projeto de deste apartamento de 280 m², localizado no Jardim Europa, que possui pouca marcenaria e objetos fixos.
Em termos estruturais, foi feita a recuperação do piso de madeira, o mármore de todos os banheiros, do hall social e da varanda principal.
Também foi necessário adequar o apartamento à rotina da família. O espaço destinado originalmente à sala de jantar foi transformado em uma área multiuso, que inclui uma mesa para café, refeições rápidas e trabalho, além de servir como sala de ginástica. Essa área está integrada à sala de estar e TV, proporcionando um ambiente versátil e funcional.
Para destacar os quadros nas paredes, o revestimento foi alterado para cimento queimado, trazendo um toque moderno. A lareira, que não seria utilizada, foi escondida atrás de um painel de marcenaria, fixado de maneira que pudesse ser removido facilmente ao término do aluguel. Essa solução também permitiu a instalação da TV, que antes não tinha uma parede adequada. Um canto de leitura também foi solicitado pelo morador, que adora ler.
A paleta de cores escolhida para a decoração é composta por tons neutros e de fácil combinação, como madeira, preto, cinza, tons crus e branco. Detalhes em cores mais vibrantes foram usados pontualmente, como o verde das poltronas, o caramelo do pufe que combina com as mesas de centro, além dos quadros e objetos decorativos. Na sala, a escultura do designer Leonardo Bueno se destaca como um dos principais elementos decorativos.
Na varanda, o projeto traz uma atmosfera mais alegre, utilizando tons alaranjados, avermelhados e azuis, a pedido do cliente, que desejava um ambiente descontraído e vibrante.
A planta do apartamento foi reorganizada com uma sala completamente integrada: a sala multiuso, com acesso também pela cozinha; e as salas de TV e estar, acessíveis pela entrada social. Do hall social, é possível acessar a sala ou o corredor que leva aos quartos. Na sala, uma porta conecta a um dos quartos, que é utilizado ocasionalmente para receber hóspedes, servir como escritório, ou acomodar a filha mais velha, que visita o pai.
No quarto da filha mais nova, o destaque é a penteadeira integrada à cabeceira da cama, enquanto a suíte master foi projetada para acomodar um sofá aos pés da cama, tornando o ambiente mais confortável.
Como o imóvel é alugado, o projeto de iluminação foi básico, sem alterações estruturais significativas. Sem a possibilidade de rebaixar o teto com gesso, os quartos receberam plafons centrais, enquanto a sala foi equipada com trilhos pretos, para distribuir a iluminação, e a sala multiuso recebeu uma peça de iluminação mais sofisticada.
O objetivo foi trazer uma estética moderna, contemporânea e minimalista, sem deixar de lado o aconchego e a sensação de lar. A escolha de móveis com formas orgânicas também reforça essa sensação de conforto.
Confira mais fotos abaixo: