A moradora deste apartamento com 96m², em Austin (Texas, EUA), é a arquiteta paulistana Guta Louro, 32 anos, que se divide entre o escritório próprio que mantém em São Paulo, o Guta Louro Designs, e o escritório americano Splice Design, com filial em Nova Iorque, Atlanta e Austin.
“A intenção inicial não era ficar em Austin, apenas aproveitar uma cidade nova enquanto a pandemia dominava Nova Iorque. Seis meses depois, cá estou, feliz da vida”, acrescenta.
Por ser um apartamento alugado, o projeto de renovação não alterou a planta do imóvel, que é, inclusive, muito bem resolvida, segundo a arquiteta. “Se fosse um imóvel próprio, eu apenas mudaria de lugar a porta de acesso ao banheiro, trocaria a cozinha e arrancaria o carpete do quarto”, avalia ela.
O projeto é um coletivo de histórias da moradora, uma mistura cultural, uma junção de cores e texturas que compõe um espaço alegre e receptivo. Ele segue um estilo Boho chic, que traz de volta o charme da década de 60, porém sem simular a era hippie.
Estar no Texas também serviu de inspiração à arquiteta. Como ela sempre apreciou a cultura cowboy, alguns elementos regionais foram incorporados ao projeto. No que se refere à decoração, todas as obras de arte foram trazidas do endereço anterior e os móveis foram deixados para trás.
O sofá verde, por exemplo, é o modelo Gondola, criado por Adrian Pearsall em 1970, encontrado no Instagram de uma loja de móveis vintage, em Nova Jérsei. A luminária ao lado dele é, na verdade, um chapéu africano, comprado em uma feira de antiguidades no Texas, à beira da estrada, enquanto sua base foi garimpada em Austin, em uma loja chamada Revival Vintage.
De 1960 e também assinado por Adrian Pearsall, o outro sofá, com mesas laterais acopladas, foi adquirido em uma loja vintage na Carolina do Norte. As cadeiras de jantar Cesca, de Marcel Breuer, são originais dos anos 1960 e tiveram os assentos estofados com peles de cabra que a arquiteta comprou um uma feirinha na cidade Round Rock, no Texas.
A mesa de jantar, antes marrom escuro, foi pintada em tom nude para não pesar visualmente no espaço. Ainda na sala, o pequeno móvel rosado, em Trencandís (técnica que consiste na criação de uma espécie de mosaico com pedaços irregulares), também foi comprada em Round Rock para fazer par com o quadro do artista Charles Fazzino.
A poltrona Luna, em couro, é uma criação do designer Odd Knutsen, de 1970, e foi arrematada em um site americano chamado Chairish, que reúne antiquários e pequenos vendedores de peças vintage. O biombo japonês antigo, posicionado atrás da cabeceira da cama, veio de uma feira em Round Top.
As três cores predominantes no décor da área social são tonalidades quentes (uma combinação de vermelho, verde e azul) que a arquiteta adora e gosta de explorar em seus projetos pelas inúmeras sensações provocadas por cada uma delas.
O papel de parede da maior parede da sala, por exemplo, imita a técnica limewash, assumindo um tom que parece ser uma mescla entre os azuis encontrados na sala e o vermelho do tapete.
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