Para atender as necessidades de um jovem piloto de avião, a arquiteta e designer de interiores Daniele Capo, responsável por comandar o escritório NOSSA Casa Arquitetura, tinha como missão criar um lar aconchegante para uma pessoa que está sempre viajando.
No apartamento de 85 m², localizado no bairro Chácara Santo Antônio, em São Paulo, afetividade, alegria e conforto foi o que a guiou para integrar áreas e criar espaços para receber convidados.
O resultado foi um trabalho com ar contemporâneo e bastante personalidade. Como o morador ligado às tendências de tecnologia, há automação em todos os ambientes e os ares-condicionados, persianas, iluminação e som podem ser controlados digitalmente.
Para criar o layout que o cliente desejava foi necessário mudar completamente a estrutura original do imóvel: um dos quartos foi demolido para criar mais área útil para varanda, sala e cozinha americana.
Essa última, ganhou nova acomodação e tamanho, já que o proprietário tem como cozinhar uma de suas paixões – onde ela estava instalada antigamente, foi criado um bar equipado com frigobar, adega, máquina de fazer gelo, e espaço de preparo para drinks.
Vigas e pilares foram descascados para ganharem destaque, granilite foi aplicado no lavabo e, para criar a atmosfera acolhedora, há bastante madeira, como nos painéis ripados de parede e mobiliário.
A maior dificuldade encontrada pela profissional foi transformar a sala em cozinha, pois toda a infraestrutura necessária para esse espaço – como água, esgoto, gás e coifa – teve que ser direcionada para o local.
Para a coifa, que é feita sob medida, são necessários dois dutos e na planta original eles ficavam na área de serviço: a saída foi levá-los até lá, porém, com a existência de uma viga no meio do trajeto para a instalação, a solução foi esconder parte deles por dentro da marcenaria suspensa.
Para trazer aconchego para os momentos de leitura e imprimir mais personalidade ao ambiente, logo na entrada, onde está o bar com tela tensionada, uma poltrona revestida de couro foi adicionada, ornamentando com os tons de verde do tapete, se fazendo um elemento essencial na composição do espaço.
Na suíte master, a madeira tauari utilizada no piso acompanha uma espécie de caminho que vem do chão, “sobe” pela parede e se transforma na cabeceira da cama. A iluminação também foi pensada para criar uma atmosfera aconchegante no quarto, com cabeceira iluminada e uma luminária ao lado da cama para servir de apoio nos momentos de leitura.
O corredor que vem desde a sala até o final do quarto tem o rodapé iluminado para uma luz de deslocamento.
Veja todas as fotos do projeto na galeria abaixo!