Localizado na Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro, este apartamento de 85 m² é o primeiro imóvel próprio de um jovem casal (ela é advogada; ele trabalha com marketing), sem filhos. Logo após a compra, os novos proprietários decidiram chamar as arquitetas Bitty Talbot e Cecília Teixeira, do escritório Brise Arquitetura, para fazer uma avaliação in loco. De cara, elas acharam que o imóvel tinha um astral ótimo, já que ele é voltado para a mata e ainda conta com uma varandinha na sala, que poderia ser preenchida com plantas.
“Eles nos pediram para abrir a cozinha para a sala, além de bastante espaço para armazenar livros e roupas de ambos. No geral, queriam uma casa aconchegante não só para eles curtirem juntos, mas também para receber os amigos”, conta Bitty.
Ao desenvolver o conceito projeto, as arquitetas buscaram criar ambientes leves e aconchegantes, propondo soluções e peças de mobiliário que coubessem no bolso do jovem casal. No que se refere à decoração – que segue um estilo contemporâneo, despojado e cozy – todos os itens são novos, adquiridos de acordo com as especificações do projeto.
Entre as modificações na planta do imóvel, as arquitetas destacam a redução do segundo quarto, que permitiu instalar uma estante de quina na sala de estar e um pequeno armário no hall íntimo, com função de rouparia, ambos executados em marcenaria. Além disso, elas projetaram uma grande porta veneziana de correr entre a cozinha e a sala de jantar, permitindo isolar ou integrar os ambientes, de acordo com a necessidade.
Outro destaque da cozinha é a bancada na parede ao fundo, com marcenaria que assume várias funções: o tampo retrátil com dois banquinhos embaixo, por exemplo, vira uma pequena copa. Ao lado dela, a mini-adega e a cervejeira acrescentam ao pequeno espaço a função de bar.
Na área social, como o apartamento é pequeno e o piso original em taco tem dois tons de madeira e foi mantido, as arquitetas optaram por deixar as paredes laterais brancas (inclusive a marcenaria da estante) e pintaram de verde a parede ao fundo, onde foi colocado um espelho grande redondo, que reflete a varanda e leva um pouco da claridade para a sala de jantar.
“Como iniciamos este projeto durante a quarentena da pandemia, todos os detalhes foram aprovados em reuniões online via Zoom, da escolha dos móveis e revestimentos à apresentação dos 3D. Deu super certo”, finaliza Cecília.