O casal de moradores deste apartamento de 72m² comprou o imóvel ainda na planta e encomendaram um projeto à arquiteta Mariana Junqueira, do Casa Ninho Studio, antes mesmo da entrega das chaves.
“A Maria Thereza e o Yuri me pediram um lar jovial, que refletisse ainda a personalidade dos dois. Eles também queriam dispor de espaço para trabalhar e receber os amigos e a família, bastante área de armazenamento, um bar integrado à sala e uma cozinha ampla, com uma pequena área gourmet equipada com churrasqueira, já que a Maria Thereza gosta de cozinhar”, acrescenta.
A cliente, que é amiga da arquiteta desde a escola, se envolveu bastante em todas as etapas do projeto e, logo na primeira reunião online, apresentou ideias e referências claras do que queria. Sua paixão pela reforma e decoração de seu próprio apartamento foi tanta que, logo após a finalização, surgiu a ideia de se tornar sócia da Mariana no Casa Ninho Studio e ingressar no curso intensivo de design de interiores do IED.
“A Maria Thereza passou de amiga a cliente e agora virou minha sócia. No momento, ela cuida da parte administrativa do escritório, mas logo estará envolvida também no processo criativo”, informa a arquiteta.
Na reforma, praticamente, toda a planta da área social foi alterada. As paredes com portas que antes separavam a sala da varanda e a cozinha da área gourmet foram removidas e os pisos foram nivelados para integrar os espaços e aumentar a sensação de amplitude. A arquiteta conta ainda que desenhou um grande móvel que evidencia essa integração.
“Ele começa na área aberta da cozinha com função de bancada para refeições rápidas, vira um rack na sala que camufla os aparelhos da tv atrás das portinhas ripadas e termina na antiga varanda como uma bancada alta, de porcelanato, que funciona como bar, cervejeira e apoio para a churrasqueira”, detalha a Mariana.
Além disso, os revestimentos do apartamento que tinham brilho foram trocados por acabamentos acetinados, e o mesmo piso de porcelanato cinza foi usado em todos os ambientes – área social, áreas molhadas e íntima –, inclusive nas paredes dos banheiros.
Originalmente pretas (em granito São Gabriel) e cheias de interrupções, as bancadas da cozinha foram substituídas por uma bancada contínua branca, ultracompacta, com frontspícios altos, no mesmo material. Nos banheiros, as bancadas originalmente pequenas e fora do padrão de altura foram trocadas por bancadas de porcelanato, com cubas esculpidas no próprio material.
Na decoração, como este é o primeiro apartamento dos dois cônjuges, todos os móveis e adornos são novos. Na curadoria, a arquiteta investiu em peças atemporais que poderão ser levadas para futuros endereços e inseridas facilmente em outra decoração. Entre as peças assinadas, ela destaca as cadeiras de jantar Lenzi (de Zanini de Zanine), a luminária de mesa Jardim na versão dourada (de Jader Almeida) e a poltrona Arraia (da Dü Design).
O apartamento foi entregue pela construtora com paredes na cor cinza, que foram repintadas de branco ou azul (atrás do sofá e em todo o corredor íntimo, incluindo teto, portas e batentes para criar um efeito de “caixa”), deixando o espaço mais alegre. A mesma textura de madeira foi usada em toda a marcenaria do apartamento, incluindo a parede da tv da sala, deixando o espaço mais acolhedor. Como a área social é pequena, a poltrona e o sofá ganharam estofamentos claros, assim como a cortina e o tapete de PET.
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!