Localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, este apartamento com 70 m² possui um skyline de tirar o fôlego – especialmente durante o pôr do sol. Para privilegiar a vista, o Studio 92 Arquitetura retirou o requadro e a esquadria da porta de correr entre a sala e a varanda para ganhar mais espaço, melhorar a circulação e permitir que o visual da cidade fosse apreciado de todos os ambientes sociais.
Um grande sofá na cor azul cobalto foi colocado nesse espaço integrado: seu design minimalista e com encostos soltos e modulares permite criar diversas possibilidades de layout. O tapete com listras cobre o piso vinílico e dá movimento ao cômodo.
A mesa de jantar colocada próxima à cozinha e à entrada do apartamento tem três cadeiras de couro e cria um ar rústico. Para otimizar o espaço, um banco substitui os assentos no lado da parede.
O décor é marcado pelo azul escuro, que é utilizado nos acabamentos da marcenaria e na parede da sala de jantar. Nas demais superfícies, o cimento queimado trouxe um despojamento alinhado com o projeto luminotécnico composto por spots na cor preta.
Para não desperdiçar espaços, o escritório desenhou uma cristaleira de serralheria com pintura eletrostática na cor preta e portas de vidro canelado com abertura apenas com um toque, onde louças podem ser armazenadas com muito charme.
Ao seu lado, um aparador com baús foi colocado estrategicamente atrás do sofá e das prateleiras, que receberam iluminação LED embutida, o que proporciona uma luz cênica e difusa à noite.
Na parede estrutural do edifício foi instalada a TV com rack baixo de madeira e prateleira suspensa de serralheria. Ela delimita, juntamente com a diferença de pisos (vinílico e porcelanato cimento queimado), os espaços entre a sala de estar, a cozinha e a lavanderia.
A bancada da lavanderia avança para a varanda e, como pode ser vista da sala social, a máquina de lavar roupas foi escondida dentro do armário.
Como a varanda se estende da lavanderia até a suíte, para criar uma barreira física, mas não visual, o escritório criou uma chapa de alumínio perfurada no espaço entre a sala e o home office, cujo acesso se tem apenas pela suíte do casal.
No lugar dos tradicionais painéis de madeira ou pintura na parede, as profissionais utilizaram ladrilhos hidráulicos de piso podotátil na suíte do casal – esses revestimentos são usados nas calçadas que orientam pessoas com deficiência visual. Os ladrilhos foram resinados na cor azul e a meia parede superior foi pintada na cor cimento queimado
As caixas de tomadas, interruptores e dimmer precisaram ser adaptadas, para que pudessem ser instaladas na cabeceira tátil, então o Studio 92 criou uma caixa de serralheria na cor preta que pudesse ser perfurada no piso.
No banheiro da suíte, piso e parede foram revestidos com porcelanato 90 x 90 cm e no box foi feito um recorte em 45 graus na parede. A bancada com armário de madeira MDF carvalho tem puxadores em cava e cuba sobreposta de concreto para dar um ar contemporâneo ao espaço, que também ganhou dois grandes armários espelhados com iluminação embutida.
Na parede do lavabo, a cerâmica sem ser resinada aplicada horizontalmente dá um ar mais rústico e despretensioso. Para finalizar, a bancada com cuba esculpida preto absoluto ganha a companhia de um espelho orgânico.
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!