Apê de 70 m² com geometria difícil ganha soluções de marcenaria multifuncionais
O projeto, assinado pelo escritório 0E1 Arquitetos, tem paredes multifuncionais com armários integrados.

A planta original deste apartamento de 70 m², em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, apresentava uma geometria complexa, marcada por reentrâncias e saliências.
Por isso, o principal objetivo deste projeto, realizado pela 0E1 Arquitetos, foi regularizar as formas dos ambientes por meio do engrossamento das superfícies verticais.

O processo começou com a identificação das principais irregularidades, definindo o posicionamento da cozinha, do armário da TV e da lavanderia. A partir disso, foram criadas paredes multifuncionais com armários integrados, que não apenas dividem as áreas de estar, escritório e dormitório, mas também facilitam o uso diário e maximizam o armazenamento.

As divisórias verticais ganharam profundidade e foram trabalhadas como sólidos com perfurações organizadas em uma retícula regular. Esse padrão é destacado no design da marcenaria, com molduras ou cores que evidenciam suas arestas.

A escolha dos materiais foi reduzida a três elementos: madeira Tauari, usada no piso e na marcenaria; pedras naturais brasileiras, como o quartzito Michelangelo na cozinha e banheiro social, e o Vitória Régia no banheiro da suíte; e o revestimento Gouache da Portobello nas paredes dos banheiros.

Essa seleção criteriosa dá destaque aos volumes e potencializa o efeito visual. O resultado é um apartamento funcional, acolhedor e com design sofisticado, que transforma a complexidade original da planta em um espaço prático para viver.
Confira mais imagens na galeria abaixo:













