Projetado pela arquiteta Andrea Chicharo, este apartamento de 500 m² e seis quartos, em Miami, surpreende não só pela ampla vista para o mar – que circunda toda a área social e pode ser admirada até mesmo do banheiro – mas também pelo sofisticado mobiliário – que inclui peças assinadas por designers como Antonio Citterio e Paola Navone, entre outros.
Morada de um casal com três filhos, a ideia era criar uma residência moderna – mas que ainda assim fosse extremamente confortável. Para tanto, Andrea lançou mão de um riquíssimo mix de materiais, capaz de contrastar revestimentos frios e modernos, com outros mais quentes e aconchegantes. “Num mesmo ambiente, tem madeira e aço, bambu e vidro, couro e cobre, tecidos lisos e outros tramados… Fiz um trabalho de pesquisa para encontrar móveis com uma pegada mais artesanal”, conta.
A combinação de cores – cinza, madeira, couro natural e, na sala de estar e varanda, tons de azul – traz equilíbrio para o apartamento, criando ambientes que servem tanto como um lar cool, para receber os amigos, quanto como um espaço tranquilo, que convida a relaxar e contemplar o mar.
Para o piso da sala, a arquiteta optou pela paginação espinha de peixe, que forma um zigue-zague no chão, como forma de preencher os espaços vazios. “Além de ser de madeira e aconchegante, tem esse desenho que preenche os vazios, já que o ambiente é muito grande. Não quis colocar um revestimento muito liso, como um mármore ou porcelanato, para não ficar com cara de shopping. E também não queria encher de tapetes”, diz.
No hall de entrada da casa, as paredes de gesso acartonado foram derrubadas e, em seu lugar, Andrea criou um painel curvo com lâminas verticais de vidro translúcido, que deixam a iluminação natural passar.
Ampla, a sala foi dividida em living e home theater. O living foi decorado com sofás e poltronas da italiana Flexform – as poltronas Crono, de madeira com costas trançadas em couro, são criação do designer Antonio Citterio – além da chaise redonda Scarlett, da também italiana Poltrona Frau, e das mesinhas com tampo de mármore da Molteni. “Essa chaise é giratória, a ideia é que a pessoa possa virar para admirar a vista”.
O ambiente tem ainda uma mesa para refeições rápidas, a escultural Clay, do designer inglês Marc Krusin para a italiana Desalto, em poliuretano rígido revestido com rocha vulcânica. À sua volta, as cadeiras Wire, de aço com couro, da marca escandinava Overgaard and Dyrman.
Andrea criou ainda um cantinho charmoso com a cadeira Manila, da designer Paola Navone para a italiana Baxter, de bambu, tubos de cobre e couro, e a mesinha Bell, do designer Sebastian Herkner e fabricada pela marca ClassiCon, que usa a fragilidade do vidro como base para o tampo em metal que flutua sobre ela. Destaque ainda para a tela de Abraham Palatnik e, na entrada para o hall dos quartos, para a escultura de Frida Baranek. No home-theater, a mistura de materiais começa na parede, forrada com painel de madeira e mármore.
Na sala de jantar integrada à cozinha, o visual é despojado, com mesa de madeira Porro e cadeiras estofadas de couro, de Claudio Bellini para a Poltrona Frau. O aparador, da Rimadesio, é forrado com vidro grafite. Destaque para a luminária Apparatus Studio.
Os quartos têm decoração moderna e funcional, com poucos detalhes decorativos acrescentando expressividade à proposta. Na suíte do casal, Andrea criou desenhos de losangos nas paredes, com réguas de madeira. “A ideia foi variar, não ter mais um quarto com papel de parede e também não precisar colocar muitos quadros para preencher o espaço”, conta.
Ainda na suíte do casal, destaque para a Poltrona Archibald, com apelo clássico e refinado (do designer francês Jean-Marie Massaud para a Poltrona Frau) e, em outro quarto, chama atenção a poltrona Nepal, em lã branca, de Paola Navone para a Baxter. Todas as camas são da Poliform.
No banheiro de casal, muito espaçoso, o revestimento é de mármore branco, com detalhes em cinza e madeira, que deixam o ambiente mais contemporâneo. Andrea traz o mar para dentro, através de paredes de vidro de vidro transparente. Para “aquecer” o lugar, uma parede foi revestida com um jardim vertical, iluminado à noite.
Em tons de azul e verde, o décor criado pela arquiteta traz as cores do mar para a varanda. Entre os materiais utilizados no projeto está o vime, predominante nos móveis de áreas externas da Janus & Cia. As poltronas e a cama de jardim redonda da coleção Tosca, da designer Monica Armani para a belga Tribus, também se destacam, com tranças verticais feitas de tiras largas de espuma revestida. O sofá e as poltronas estofados são da Ketall.
Vejas mais fotos!