Este apartamento de 48 m², localizado na Praia do Leblon, Rio de Janeiro, tinha dois desafios centrais para a reforma: uma planta baixa em formato de fatia de pizza e uma metragem reduzida.
Como o apartamento é pequeno, a cliente pediu uma cozinha compacta e integrada à sala de forma discreta e a construção de um lavabo que não havia na planta original, além do banheiro da suíte dela. “Derrubamos todas as paredes para criar o novo layout da planta, removemos os forros de gesso do teto e substituímos os revestimentos. Além disso, automatizamos o apartamento e instalamos um sistema de ar condicionado dutado”, informa Rodrigo Cardoso, responsável pelo projeto.
O arquiteto se inspirou em um quarto de hotel de luxo, com espaços integrados e aconchegantes. Para recriar a estética, ele apostou em materiais nobres e quentes, como o mármore travertino que reveste todo o piso do apartamento e a folha de freijó natural, presente nos acabamentos das marcenarias.
A cozinha compacta foi integrada à sala de forma discreta. Além disso, um lavabo e um banheiro na suíte, inexistentes na planta original, foram acrescentados ao imóvel.
Na decoração, que segue um estilo contemporâneo, minimalista e atemporal, todas as peças são novas. As marcenarias projetadas sob medida atendem funções variadas – como camuflar os utensílios da cozinha, separar a área social da íntima, delimitar os nichos das TVs e mimetizar as portas de acesso ao lavabo, suíte e armários do dormitório.
O sofá em L, posicionado na sala, também foi desenhado pelo arquiteto e executado em alvenaria, com acabamento em textura cinza e estofamento de linho. Já as cortinas foram confeccionadas em gaze de linho branco, garantindo uma luz solar suave e aconchegante pelo espaço.
Na suíte, o chuveiro e o lavatório foram instalados dentro de um “cubo” de vidro transparente, bem no meio do quarto, permitindo manter a vista do mar no campo de visão durante o banho.
Confira todas as fotos na galeria abaixo: