Apê de 275 m² ganha décor rústico com toques de cinza
Materiais naturais como madeira, pedras, cortiça e até fibra de bananeira aparecem por todo o projeto de Si Saccab
A família de quatro pessoas gosta bastante de receber os parentes e amigos. Então, para o apartamento de 275 m², pediram para a arquiteta Simone Saccab um layout que acomodasse os convidados e muita automação para facilitar o dia a dia. “Eles nos trouxeram muitas referências de ambientes bem aconchegantes com estilo mais rústico, bastante madeira e tons de cinza“, diz Simone.
O hall de entrada é integrado ao living e a porta fica em frente à parede de pedra, que continua para o estar. Os brises de tora de madeira dão um ar rústico e escultórico ao espaço e também acompanham a estante embutida de aço corten na outra parede. O forro de madeira aparece em toda a área social.
“O cliente optou por manter a esquadria que divide o living do terraço, pois utiliza bastante a área da churrasqueira“, explica a arquiteta. Já na separação da cozinha e da área gourmet, a esquadria foi retirada e foi instalada uma nova porta camarão, que permite a integração dos dois ambientes, se necessário.
Aqui, a madeira aparece em diversos pontos: painel de madeira peroba rosa, mesa de tora de madeira pequiá, sofá de teca maciça e mesinhas de apoio de madeira maciça. As cordas nas poltronas e cadeiras, os vasos de planta e os cestos de fibra compõem com o mobiliário e revestimentos, reafirmando a atmosfera natural.
As luminárias também remetem à natureza: o pendente do lavabo parece um galho; o da sala de jantar foi confeccionado com fibras de taboa; no terraço, as peças possuem cortiça natural; e a luminária de piso do living é de madeira com cúpula de tecido de algodão.
No lavabo, todas as paredes foram revestidas com uma palha de bananeira super delicada e a bancada é feita de tora de madeira com uma cuba de apoio de mármore travertino rústico. Espelho de formato orgânico e metais corten completam o ambiente.
Para a cozinha, o pedido dos clientes em ter um ambiente cinza escuro foi complementado por armários e bancadas amadeiradas e um revestimento que imita aço corten no frontão em formato de tijolinho. Detalhes pretos ajudam no ar moderno.
O home office ganhou uma atmosfera leve e aconchegante com piso de madeira, paredes em tons claros, marcenaria feita de carvalho americano com palha indiana e um sofá confortável. Aqui, além de espaço de trabalho e estudo, também foi pensado para ser um canto de descanso e leitura.
A suíte master foi integrada ao terraço e, como a viga ficou aparente, uma luminária pendente foi escolhida para a iluminação do quarto. As cortinas de tecido off white e a parede da cabeceira com o painel de couro natural e ripado, além da cama com estrutura estofada, dão um toque extra de aconchego.
Para o closet, um dos desejos da cliente era ter sua penteadeira, com uma iluminação adequada e espaço para organizar suas maquiagens e joias. Espelhos dão amplitude e a madeira se contrapõe à marcenaria cinza escuro.
O banheiro ganhou ares de spa com piso de deck na área do box e ofurô, desenhado pelo escritório de Si Saccab.
Na suíte da bebê, a atmosfera lúdica foi criada pela pintura, pendentes de nuvens, cores suaves, papel de parede de bolinha e marcenaria com nichos coloridos, além de um móvel baixo acessível para a criança.
Por fim, o filho mais velho ganhou um quarto com cama suspensa, e marcenaria em tons de cinza claro mesclada com folha de carvalho americano.