Confortável e cosmopolita: apê de 200 m² aposta em paleta terrosa e design
O projeto, assinado por Cacau Ribeiro, conta com peças icônicas do design nacional como a poltrona Vivi e o lustre de Ingo Maurer
Os moradores deste apartamento de 200 m² são dois irmãos que se mudaram para São Paulo para estudar administração. Tanto os pais quanto os filhos queriam uma casa jovem, descontraída mas com atmosfera cosmopolita. Para isso, eles chamaram a designer de interiores Cacau Ribeiro.
A aposta foi em uma decoração descolada, repleta de design e cores na medida, resultando em um espaço acolhedor e descolado. Apesar de nenhuma mudança na planta, foi possível criar uma área social única e integrada por meio do mobiliário, que aproveitou cada cantinho do espaço.
O maior desafio foi disfarçar as portas de entrada, a porta do lavabo e a porta da área íntima. A solução da profissional foram painéis de madeira deslizantes, executados em marcenaria. Também foi acrescentado um grande espelho redondo na parede de trás da sala de jantar, para dar mais profundidade e amplitude ao cômodo.
Veja também
- Design nacional, madeira e mármore são destaques neste apê de 128 m²
- Apê de 230 m² no Rio tem vista para a praia e muito design nacional
Dentre as peças decorativas, destacam-se a poltrona Vivi de Sergio Rodrigues e o lustre de Ingo Maurer, dois clássicos do design contemporâneo que roubam a cena no décor da área social. Já o piso em taco é original do apartamento. Ele foi restaurado e mantido para preservar um quê retrô.
A paleta de cores é predominantemente composta por tons neutros e terrosos, pontuados por detalhes vibrantes: o living tem cadeiras azuis, o estar conta com um sofá amarelo, cabideiros de parede em forma de bolas de bilhar e tapete listrado.
Na cozinha, a inspiração foram os anos 1960. Uma porta de vaivém divide o ambiente do restante do apartamento e um revestimento cerâmico cobre as paredes. Os armários, já existentes, foram mantidos e laqueados em um tom de azul.
Curtiu? Veja todas as fotos na galeria abaixo!