Apê de 155m² tem paleta de cores sóbria e cozinha em forma “U” com vista
A missão do escritório Sotaque Arquitetos era harmonizar o mobiliário e peças afetivas dos moradores no novo décor contemporâneo
Este apartamento de 155m², em Campinas, é um projeto do escritório Sotaque Arquitetos para uma família que buscava conforto e praticidade. “Com muitas histórias para contar, era imprescindível que o projeto além de muito funcional tivesse espaço para essas memórias”, comenta o escritório.
Para contemplar os pedidos, foi desenvolvida uma decoração contemporânea e sem excessos, com uma base neutra. Assim, o acervo de móveis pode ter seu protagonismo. Algumas peças, inclusive, ganharam destaque com funções inusitadas.
O imóvel possui um hall social que leva à sala, integrada com varanda gourmet. A sala de jantar se conecta com a cozinha e, de lá, sai o acesso para a área de serviço. Na área íntima, são três suítes, uma delas com closet.
Estruturalmente, as mudanças foram mínimas: a lavanderia foi ampliada com uma área de apoio entre ela e a cozinha.
“A escolha do mobiliário e disposição das peças reforça o estilo de vida dos moradores – uma casa para ser vivida! Integradas, sala de estar e jantar são demarcadas através da sofisticação e simplicidade formal do painel que organiza a TV e a cristaleira, além de demarcar através da iluminação, o hall de entrada”, explica o escritório.
O coração da casa, porém, é a cozinha. A moradora adora fazer bolos, portanto pediu uma bancada ampla.
“Desenvolvemos então, uma configuração em “U” e para torná-la mais agradável, deslocamos a pia para o alinhamento da janela, já que a vista é para o parque”. O revestimento em azulejos pretos e brancos trouxe charme e dinamismo para o cômodo.
Já na sala de TV o destaque é a coleção de carrinhos de corrida.
“A grande riqueza deste apartamento são as histórias que são descobertas a cada objeto. Galinhas d’angola, esculturas de madeira como a de São Francisco de Assis, quadros, coleções de livros, bibelôs novaiorquinos…”, contam as arquitetas.
O maior desafio, segundo elas, foi “harmonizar essas peças, principalmente os móveis, que têm ares campesinos, com a linguagem contemporânea que os clientes pretendiam, por isso, aplicamos uma paleta neutra“.
O porcelanato cinza no piso e a paleta de cores sóbria, com tons de grafite e off white serviu como base na área social, enquanto, na área íntima, a escolha foram os acabamentos amadeirados.
“Arrematam essa sensação, as muitas plantas espalhadas por todos os ambientes, em especial, na varanda, criando um espaço de contemplação e cuidado”, finalizam.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: