Apê de 150m² tem planta circular com dois home offices e cozinha integrada
A arquiteta Fernanda Medeiros apostou no estilo contemporâneo, clean e atemporal, com equilíbrio de cores e materiais
Um casal de advogados procurou a arquiteta Fernanda Medeiros para ajudá-los a encontrar o apartamento dos sonhos. “Já havia uma relação de confiança entre nós porque eu fiz a reforma do primeiro imóvel deles, um apartamento de 60m² em Copacabana”, explica ela.
Depois de visitarem juntos alguns imóveis na zona sul do Rio de Janeiro, eles chegaram à conclusão que este apartamento com 150m², em Ipanema, atenderia plenamente aos desejos e necessidades do casal após uma reforma geral.
Como os clientes trabalham no mesmo escritório e costumam ter reuniões online simultâneas, desta vez eles pediram dois home offices separados. E como eles tem hábito de receber amigos e familiares em casa, a arquiteta sugeriu integrar a cozinha com a sala de jantar, acrescentando ainda adega, cervejeira, churrasqueira, tv e som.
Já o banheiro próximo a esta área também foi pensado para servir de apoio no pós-praia, evitando assim que as pessoas circulem com areia nos pés na área social do apartamento.
Entre as principais modificações na planta do imóvel, Fernanda conta que reduziu o tamanho da sala para aumentar a suíte do casal e alterou o acesso ao banheiro social para criar um lavabo que não existia na planta original.
Ela também eliminou um dos quartos para criar um home office e o closet do casal. “No geral, criamos uma planta circular que hoje permite, por exemplo, acessar a cozinha através dos home offices”, revela ela.
O projeto segue um estilo clean contemporâneo e atemporal que reflete, ao mesmo tempo, a jovialidade do casal e a elegância da profissão de ambos, com presença marcante da madeira através da marcenaria e do próprio mobiliário.
“Em todos os meus projetos busco o equilíbrio de cores e materiais, transitando entre o frio e o quente para transmitir leveza e aconchego, ao mesmo tempo”, avalia Fernanda. Neste projeto, não poderia ser diferente.
Os tons frios aparecem, por exemplo, no azul claro do tapete, das almofadas e do quadro grande acima do sofá, ou ainda no piso de porcelanato cinza com grande formato, enquanto a madeira e o couro em tom caramelo aquecem o décor, deixando os espaços mais acolhedores.
Para criar uma unidade visual no imóvel, a arquiteta usou o mesmo piso de porcelanato cinza na área social, quartos e banheiros, e adotou o freijó natural na marcenaria presente em todos os cômodos.
Na cozinha aberta para a sala, os armários tem cor cinza, enquanto as bancadas são de material claro (ora de pedra ou ora de melanina amadeirada) para contrabalançar e não pesar visualmente. Já o backsplash foi revestido em azulejo branco com estampa geométrica de traços minimalistas, em dois tons de azul.
Outros destaques do projeto: o revestimento do box do banheiro do casal, em porcelanato que imita granilite aplicado no piso e nas paredes; o hall de entrada, que ganhou uma mini chapelaria com banquinho e cabides para apoiar os pertences de quem chega da rua.
“Em breve, o atual quarto de hóspedes será transformado em quarto de bebê para receber o primeiro filho que o casal já está planejando”, finaliza Fernanda.
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!