Este apartamento com 150 m², no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, é o novo endereço de uma família composta por um casal e uma filha adolescente.
Para deixar o imóvel do jeitinho que os novos proprietários sonhavam, entrou em cena a arquiteta Carmen Zaccaro, que não só mexeu em todos os cômodos do imóvel como também comprou tudo novo para a decoração.
“Os moradores me pediram um projeto claro, despojado e de fácil manutenção, com uma planta menos compartimentada”, relata a arquiteta.
Entre as principais modificações após a reforma, Carmen eliminou o quarto de serviço para aumentar o banheiro do casal e criar um lavabo, que não existia na planta original.
Ela também quebrou as paredes que delimitavam a sala de jantar e o hall de entrada para criar ali um cômodo com dupla função: home office e quarto de hóspedes.
Quanto à decoração, a arquiteta classifica o estilo como contemporâneo chic e despojado. Como a família adora mar e praia, foram usados tons neutros para compor a base do décor, pontuados com detalhes em azul especialmente em almofadas e quadros, sendo alguns pintados pela filha do casal.
Para reforçar o clima de praia urbana, algumas paredes foram revestidas com tijolinho branco e o piso com porcelanato fosco na cor areia. A madeira natural, presente na marcenaria e em alguns móveis, transmite leveza e aconchego, sensação reforçada pelas texturas naturais das cortinas de linho branco e do tapete.
“Tudo isso misturado ao verde das copas das árvores que se vê das janelas resultou em um lar perfeito, que tem a cara desta família carioca”, avalia a arquiteta.
Outro destaque no projeto é o pilar redondo, que nasce na garagem e sai no meio da sala e acabou se tornando um elemento charmoso da decoração.
“Apenas pintei o pilar de branco e distribuí a ambientação em torno dele”, conta. Já na suíte do casal e da filha, o destaque fica por conta da marcenaria, que foi desenhada pela própria arquiteta e executada pela Canto de Dormir.
“Meu maior desafio neste projeto foi, sem dúvida, redividir os espaços para atender às demandas da família. Mas o resultado final compensou porque os moradores amaram o novo lar”, finaliza a arquiteta.
Curtiu o projeto? Confira mais fotos e detalhes na galeria: