O apartamento de 150 m² foi feito para um casal por volta dos 60 anos, com filhas adultas, que não moram mais com eles, e netas pequenas. Ambos têm espírito jovem, amam vinhos e moraram por muitos anos em um apto alugado. Para fazer o projeto, Vivian Tonglet e Cláudio Helzel, do Compondo Arquitetura, foram indicados por um vizinho, que trabalhava com um dos moradores.
A planta já tinha sido personalizada com a construtora para que o quarto dormitório já fosse aberto para a sala e o terceiro fosse integrado à suíte principal. A integração da varanda com a sala partiu da dupla de arquitetos.
O casal queria um apartamento com a cara deles, contemporâneo e prático, para receber amigos e família. Eles têm uma confraria de vinhos com outros 2 casais e se reúnem regularmente para jantar e degustar vinhos.
O maior desafio foi achar um meio termo para o gosto muito distinto dos dois. “O banheiro de cada um demonstra bem isso: ela quis um banheiro claro com dourado, ele quis um banheiro escuro com preto.” Conta o escritório.
Na área social, a prioridade era criar um ambiente onde todos pudessem estar juntos e conversar, mesmo que um estivesse na mesa de jantar e outro no sofá. E ao mesmo tempo, poderiam se formar grupos separados tb em cada ambiente.
Outra demanda importante era a adega. O cliente queria uma adega grande, com armários onde pudesse guardar garrafas, decanters e taças.
Veja também
- Apê Garden tem varanda de 150 m² e decoração com toques de azul
- Integração e funcionalidade são destaques neste apê de 113 m²
A integração da varanda foi o ponto crucial para criar uma sala ampla e com os ambientes que os moradores queriam. Todo layout foi pensado para que a vista não fosse comprometida e que de qualquer lugar, ela pudesse ser apreciada. O layout criou 4 ambientes: balcão, mesa de jantar, sala de TV e sala de estar. No entanto, as duas salas podem se tornar uma grande sala única.
Os profissionais aproveitaram o espaço no hall de entrada para a adega e armários necessários. Para isso dar certo, foi criada uma caixa em madeira ripada com painéis de ambos os lados e no teto. Esses painéis se estendem para as paredes da sala, criando um elemento marcante. Isso se repete na viga entre a sala e a varanda.
Por conta da grande incidência solar, todos os ambientes têm porcelanato nos pisos, para ajudar a manter o apartamento fresco. Além disso, as persianas da sala também ajudam como filtro, e todos os cômodos possuem ar condicionado.
Para os painéis ripados, foram misturados 3 tipos de madeira. A cliente queria muito um sofá azul (da TV) e tons de verde foram inseridos no piso da churrasqueira e poltronas.
Para o projeto de iluminação, como os profissionais optarem por não usar forro na sala, foi preciso fazer uma calha suspensa com iluminação indireta e spots. Ela percorre todo painel ripado e faz uma curva na mesa de jantar.
Balizadores no painel deixam a luz mais amena na circulação. Acima da TV, no nicho do bar e na caixa do hall de entrada, foram colocados perfis de led. Como os clientes têm um pouco de fotofobia, foram incluídos dimmer nos pendentes da sala de jantar.
De estilo contemporâneo, personalizado e prático, o projeto combina bem com o casal, que não queria nada rebuscado, nem muito despojado. As artes na parede são assinadas pelo irmão do morador, Marcos Icó, artista plástico.
Veja todas as fotos do projeto na galeria!