Uma família composta por um casal na faixa dos 35 anos (ele, engenheiro de computação; ela, servidora do Ministério Público), com um filho de três anos, se mudou para um apartamento maior, de 120 m², no Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro.
Depois de pesquisar no Instagram alguns perfis de escritório de arquitetura, eles elegeram a Páprica Arquitetura para assumir o projeto de reforma e decoração da nova morada, recém comprada.
No projeto desenvolvido pelo escritório – comandado pela arquiteta Nath Ornellas e seu sócio André Valente – todos os cômodos foram mexidos e ganharam decoração integralmente nova.
“Os clientes nos pediram uma cozinha mais espaçosa e integrada à sala e uma varanda gourmet com churrasqueira. Como eles nos pediram para privilegiar a vista do Cristo, demos a ideia de fixar um balanço de teto, próximo à janela da sala”, conta Ornellas.
Entre as modificações na planta do imóvel, a dupla eliminou a dependência de serviço e, no lugar dela, projetou uma lavanderia, permitindo ainda aumentar a cozinha, que passou a ser integrada à sala. Já a varanda, que também foi integrada à sala, ganhou um balanço preso ao teto e, atendendo ao pedido do casal, foi transformada em uma área gourmet, com direito à churrasqueira elétrica e pontos de apoio de pia e cervejeira.
Veja também
- Industrial, contemporâneo e minimalista: confira este apê de 127m²
- Madeira e plantas trazem serenidade à apê de 125m² em meio à cidade
- Toques de design modernista enfatizam espaços sociais deste apê de 120 m²
“O projeto, como um todo, é uma combinação de cimento queimado, madeira, preto e cores fortes pontuais, criando uma atmosfera urbana e contemporânea, com ar sofisticado e imponente”, avalia Valente.
Entre os destaques da sala de estar, vale mencionar, além do balanço, a grande bancada “aérea” em laca cinza chumbo, fixada em toda a extensão da parede lateral, com diferentes alturas, ora assumindo a função de banco (na sala de jantar) ora de aparador (na sala de estar com tv).
Na varanda integrada à sala, o destaque fica por conta da combinação da cor azul petróleo com a madeira freijó, que trouxe mais personalidade e aconchego ao espaço. Já na cozinha, a bancada (em quartzo branco) voltada para a sala e o backsplash no mesmo material deixaram o ambiente visualmente mais leve.
Por fim, no quarto infantil o ponto alto é a parede bicolor – cinza embaixo e verde em cima.
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!