Apê de 120m² ganha cozinha integrada azul e sala de TV com porta de correr
A arquiteta Carolina Gava removeu a caixilharia existente no entorno da área social para poder integrar os ambientes do apartamento.
Com o nascimento de filhinha, o casal de moradores comprou este apartamento antigo de 120 m², em Pinheiros (SP), em busca de mais espaço e solicitou um projeto de reforma e decoração à arquiteta Carolina Gava, que deixou de fora apenas a área de serviço e os banheiros.
Além disso, o morador tem dois filhos do primeiro casamento (com 10 e 12 anos) que costumam passar dois fins de semana por mês com ele. “Este é o quarto projeto que faço para este cliente”, diz Gava.
No geral, os clientes pediram um projeto que valorizasse a vista do imóvel e aproveitasse ao máximo a entrada de luz natural nos espaços. Para isso, a arquiteta integrou, de forma harmoniosa, o estar e a antiga varanda da sala, que passou a abrigar a nova cozinha, totalmente aberta para a sala, com ilha de cocção e mesa de jantar ao lado.
Para obter uma transição mais fluida entre os espaços interno e externo, toda a caixilharia existente no entorno da área social for removida. Outro pedido foi criar uma sala de tv (destinada às crianças) integrada à área social, que também pudesse ser usada como escritório do casal, com portas de correr para isolar o espaço, quando necessário.
Na decoração, que segue o estilo contemporâneo atemporal, com exceção das poltronas do estar, a mesa de jantar, o aparador e o sofá da sala de TV, que vieram do apartamento antigo, todos os outros itens são novos, adquiridos de acordo com as especificações do projeto. Entre os móveis novos da área social, o destaque principal é, sem dúvida, o sofá ilha, da Mitte, com encosto móvel que permite ajustar o espaço do assento dos dois lados, criando, quando necessário, dois ambientes de estar.
No setor social com cozinha integrada, a arquiteta adotou uma paleta de cores de tons claros e neutros, como cinza e amadeirado, para conferir uma atmosfera clean e acolhedora, e criou um ponto de cor azul em destaque na marcenaria da cozinha. “A cor azul não apenas adiciona um toque vibrante e moderno ao espaço como também funciona como um elemento focal, proporcionando um contraste dentro do conjunto de tons mais suaves”, justifica ela.
No quesito “materiais e acabamentos”, o piso foi revestido com porcelanato tipo cimento queimado (modelo Monumental SGR, com 120x120cm, da Portinari), a estante da sala foi executada em MDF amadeirado no padrão carvalho mel (com painel ao fundo em laca branca) e os armários da cozinha foram produzidos com MDF na cor azul petróleo, com detalhes em MDF amadeirado, também no padrão carvalho mel. As bancadas são de quartzo branco. “A utilização de rodapés altos, com acabamento em laca branca, foi uma solicitação da cliente”, pontua Gava.
Veja mais fotos abaixo: