O grande desafio do projeto deste apartamento de 106 m² é que o prédio em que ele está é todo em alvenaria estrutural, então os arquitetos do DZ Studio não podiam fazer nenhuma alteração estrutural nem na parte elétrica, mas precisavam criar um lar amplo e aconchegante para uma mãe com duas filhas.
“Elas queriam um apartamento amplo, confortável para receber os amigos e prático. Não mudamos nada em termos estruturais, mas tivemos que encontrar soluções para cada detalhe”, contam os arquitetos.
O primeiro passo foram estudos de layout para poder acomodar todas as necessidades das moradoras. Ao final, chegou-se à conclusão de que a melhor opção seria integrar sala e sacada, fechando-a com vidros e nivelando o piso.
“Como não era permitido quebrar paredes nem fazer alterações elétricas, todas as mudanças foram pensadas com muito cuidado. Usamos painéis em mdf para solucionar essas questões e conseguir chegar a todos os pontos nos locais necessários”, relatam os profissionais.
Veja também
- Apê de 42 m² tem paleta sóbria e estante multifuncional
- Nova decoração deixa apê de 75 m² mais amplo e contemporâneo
O estilo é contemporâneo com elementos neutros e atemporais. A base da paleta de cores é o cinza grafite e gianduia, complementadas com pontos de verde no mobiliário. Os revestimentos são em tons amadeirados imitando um ripado; para a sacada o tijolinho fendi foi a escolha.
A sala de jantar conta com um canto alemão com banco tipo baú, que serve tanto para receber convidados quanto para armazenamento. Esse móvel foi desenhado pelo escritório especialmente para o projeto. Outro móvel que economiza espaço é o sofá retrátil da sala de TV super confortável e perfeito para maratonar aquela série.
Por ser um ambiente compacto, a cozinha recebeu um grande armário do lado oposto da bancada, já existente, que serve como despensa e apoio para a lavanderia.
Todos os três quartos possuem cama de casal, porém cada um foi planejado de acordo com as possibilidades da metragem; no quarto da caçula há um espaço para estudos com uma escrivaninha suspensa por uma estrutura metálica que também funciona como apoio para cama; no quarto da mais velha, bem compacto, a solução foi um armário com mesa de cabeceira embutida.
No quarto principal, os destaques são os nichos nas laterais do armário do closet e as mesas de cabeceira suspensas. Já para os banheiros, os profissionais seguiram um mesmo estilo: uso de porcelanato amadeirado ripado, trazendo um efeito de painel em madeira bastante aconchegante.
Gostou? Veja mais fotos na galeria abaixo: