Uma mãe e filha compraram este apartamento de 105 m², em Laranjeiras (Rio de Janeiro), quando o edifício ainda estava em construção e, assim que receberam as chaves, encomendaram um projeto uma reforma completa, de todos os cômodos, ao arquiteto Rafael Ramos.
“Elas moravam na Tijuca, na Zona Norte do Rio, e, como passaram a trabalhar em casa, resolveram voltar para a Zona Sul da cidade, em busca de mais opções de lazer nas imediações”, conta ele. “No projeto, elas pediram para integrar a área social, a cozinha e a varanda para aumentar a sensação de amplitude dos espaços”, acrescenta ele.
Segundo o arquiteto, a principal alteração na planta original foi a demolição da parede e eliminação das portas que separavam a varanda da sala e o nivelamento dos pisos para aumentar a área útil do imóvel, devidamente regularizada junto à Prefeitura do Rio. “Com isso, criamos no espaço da antiga varanda um segundo ambiente de estar, integrado à sala de tv”, diz Rafael.
A cozinha, que já era aberta para a sala de jantar e a sala de tv, ganhou uma bancada-divisória, que assumiu a função de copa. “No geral, o conceito principal do projeto foi criar espaços integrados e versáteis para driblar a planta em diagonal, com algumas paredes bem complicadas”, resume ele.
O projeto de decoração foi norteado por algumas peças de design assinado que as clientes já tinham e foram aproveitados no novo endereço, especialmente a mesa de centro Teca, as cadeiras de jantar Milla e as luminárias pendentes Dinn, todas criações do designer Jader Almeida, fornecidas pelo Arquivo Contemporâneo. De resto, é tudo novo, adquirido de acordo com as especificações do projeto.
Já a paleta de cores tem uma base neutra, em tons suaves e claros, com acréscimo de cores nos adornos, almofadas, quadros e tapete redondo da sala (em fibra natural tingida de verde) para imprimir uma atmosfera mais feminina.
As marcenarias foram executadas (pela DellAnno CasaShopping) em MDF no padrão carvalho americano – com acréscimo de melamina cinza no armário do quarto da mãe e portas de vidro canelado no closet da filha -, enquanto o piso foi revestido com porcelanato cinza, o teto com textura de cimento e as paredes pintadas de brancas.
Outros destaques do projeto: no quarto da mãe, o armário em L com um nicho na lateral da cama permitiu instalar a cabeceira-painel em toda a extensão da parede e ainda acomodar um gaveteiro na lateral; a cozinha-gourmet interna, instalada entre a cozinha principal e a lateral da varanda (agora integrada à sala), equipada com churrasqueira a gás, bancada com cuba e armário inferior.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: