Apartamento usa tons claros e texturas naturais para criar aconchego sem madeira
Arquiteta Sabrina Salles usa tons claros, texturas naturais e soluções sofisticadas em ambientes amplos para criar lar acolhedor e elegante sem o uso de madeira
Tons claros, texturas naturais e ambientes amplos. Foi assim que a arquiteta Sabrina Salles atendeu ao pedido inusitado de uma cliente: dar cara nova a um apartamento sem utilizar a madeira. “A cliente nos procurou desejando novos ares para o imóvel, com ambientes minimalistas e claros, mas fez questão de não utilizar madeira. Nosso desafio foi atender a esse desejo sem criar um espaço frio, apostando em uma composição de texturas naturais, como ônix e couro, para garantir acolhimento e elegância”, explica Sabrina.
Para otimizar o layout, a arquiteta integrou três ambientes, sendo sala de estar, home theater e sala de jantar, posicionando a área de refeições na varanda, agora incorporada ao living. O sofá ilha desempenha um papel central nesse layout, delimitando usos sem fechar os espaços e mantendo a integração visual entre as áreas sociais.
Um dos pontos altos do projeto é o buffet com iluminação lateral em pedra translúcida, que cria uma atmosfera sofisticada na sala de jantar. Já a cristaleira bar em vidro reflecta, com design elegante e iluminação embutida, adiciona modernidade e amplitude ao living, garantindo praticidade no dia a dia.
A área de home theater foi pensada para quem ama ambientes claros e confortáveis, mas deseja uma atmosfera mais intimista. Localizado em um dos lados do sofá ilha, o espaço conta com acabamentos claros que favorecem a luminosidade, enquanto a iluminação indireta traz o clima acolhedor necessário para os momentos de lazer em família.
A adega com espelhos complementa o ambiente social, somando amplitude e praticidade ao dia a dia dos moradores. “Nosso receio era deixar a paleta muito monótona, mas conseguimos superar isso com o uso de diferentes texturas, toques de marrom e âmbar e um bom projeto de iluminação, para realçar a beleza dos móveis e estofados”.
Para o quarto de casal, a paleta neutra se mantém, garantindo unidade visual ao restante do apartamento. O espelho reflecta garante um toque contemporâneo e ainda garante amplitude visual ao espaço.
Na área íntima, o projeto trouxe soluções sob medida para o dia a dia da família. “Neste apartamento, criamos duas marcenarias exclusivas para compor o quarto de cada uma das filhas da nossa cliente. Elas possuem designs similares, com espelho retrátil e bancada de estudos, mas detalhes que refletem a personalidade de cada uma”, conta a arquiteta.
As cabeceiras estofadas, em estilos distintos, combinam cores suaves em uma paleta romântica, com texturas aconchegantes que garantem um ambiente acolhedor para as meninas.





