Apartamento térreo de 164 m² ganha estilo industrial e toques praianos
O projeto do escritório Co+Lab Juntos setorizou a área externa e trouxeram mais personalidade para o décor do imóvel
O casal de moradores deste apartamento térreo de 164 m² no Jardim Botânico (Rio de Janeiro) havia feito uma reforma há alguns anos que integrou cozinha e sala, trocou o revestimento da piscina e inseriu um deck deslizante sobre ela. Mesmo com estas mudanças, eles sentiam que o imóvel não refletia a sua personalidade e decidiram contratar o escritório Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores para imprimir mais aconchego, conforto e vida no apartamento.
O objetivo das arquitetas Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso, sócias no escritório, era fazer a família se apaixonar novamente pelo apartamento. Para isso, elas abraçaram o gosto dos clientes – que amam praia e mar, mas também se interessam pelo estilo industrial.
Por se tratar de um apartamento de andar térreo com bastante espaço na área externa, as arquitetas buscaram soluções para deixá-lo com clima de casa, cuidando, especialmente, para que todas as portas e janelas tivessem vista para o novo paisagismo, como se o lado de fora fosse o quintal de uma casa.
Veja também
- Apartamento de 310 m² com duas varandas tem “cara de casa”
- Projeto de reforma e decoração em apartamento com 200 m², no Leblon
Antes da reforma, este ambiente externo não tinha muita vegetação e contava com uma iluminação inadequada, o que acabava fazendo com que os moradores não o aproveitassem muito. As profissionais então propuseram modificar o layout e setorizar melhor o espaço, agora dividido em espaço zen, espaço de estar/refeições e espaço da piscina.
Já na sala, elas projetaram uma estante em serralheria preta fosca com nichos e prateleiras em madeira freijó, pois uma das solicitações era mais espaço de armazenamento e um móvel de visual mais moderno para o ambiente.
“Soltamos a estante do piso para trazer mais leveza e projetamos as prateleiras em diferentes alturas para tornar o móvel mais fluido”, explica a arquiteta Juliana Gonçalves.
No quarto do casal, as vigas descascadas em concreto bruto, encontradas na sala no início do projeto, foram replicadas para a decoração. Juliana e Fernanda revestiram a antiga parede branca com tijolinho irregular, na cor natural, para imprimir um visual mais industrial. Elas também projetaram uma nova cômoda lateral, que funciona como mesa de cabeceira para a cliente, adicionando espaço de armazenamento.
O décor seguiu um estilo industrial com toques de praia. Com tons claros e neutros como base, foi impressa no projeto uma forte sensação de aconchego e acolhimento. Já na área externa, o azul predominou por ser uma das cores favoritas dos moradores.
Algumas peças do acervo dos moradores foram aproveitadas no novo projeto, como a mesa de jantar, o sofá (que foi reestofado) e as camas.
Confira a galeria abaixo para ver mais fotos e detalhes: