Apartamento tem parede de tijolinhos e MDF azul petróleo na cozinha
O apartamento de 85 m² recebeu um projeto do escritório Vita Arquitetura. Dentre os destaques estão os azulejos da cozinha e um home office com porta camarão.
Conforto, boas comidas e um vinho: é assim que a moradora deste apartamento de 85 m², em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, gosta de aproveitar a casa. A principal solicitação era integrar os espaços sociais à cozinha, criando um ambiente fluido e funcional. Além disso, havia o desejo de acomodar uma adega, para estocar os vinhos apreciados por ela.
Com as solicitações em mãos, a arquiteta Tatiana Nolasco, do escritório Vita Arquitetura, deu início ao trabalho. Entre projeto e finalização da obra, foram cerca de dez meses. “O projeto precisou superar desafios estruturais de um apartamento antigo, como a compartimentação dos ambientes, para alcançar uma planta mais aberta e leve, com atmosfera carioca”, conta Tatiana.
A ideia de criar um apartamento com personalidade, em que a leveza dos materiais e a integração entre os espaços fosse o ponto inicial. “O reaproveitamento de elementos existentes e o uso estratégico de cores e texturas foram fundamentais para o equilíbrio visual do projeto”, explica.
A paleta foi pensada para valorizar a materialidade do projeto. Tons neutros como o cinza e o branco criam uma base clean, enquanto pontos de cor — como o azul petróleo e o MDF Marsala — trazem identidade e charme. A madeira aparece para aquecer os ambientes.
Dentre os principais pontos de destaque do projeto, a arquiteta ressalta o painel em madeira que mimetiza portas do banheiro e quarto; espaço de home office que se transforma em quarto de visitas com porta camarão; um cantinho com uma vista para o Cristo Redentor; os azulejos da cozinha, que fazem alusão às águas do Rio de Janeiro e sala de jantar com mesa disforme do Estúdio Bola.
“A decoração leve com tecidos neutros e toques sofisticados como o bouclé também é um xodó do apartamento”, finaliza Tatiana.





