Apartamento ganha vida nova em edifício modernista dos anos 1970
Projeto do Sertão Arquitetos equilibra a preservação das características do imóvel com soluções práticas e funcionais

Localizado no histórico Edifício Iperoig, construído em 1974 no bairro Pompéia, em São Paulo, o Apartamento Perdiz passou por uma renovação cuidadosa para se adequar às necessidades contemporâneas e proporcionar mais funcionalidade e acolhimento aos seus moradores. Assinado pelos arquitetos Maria Raquel Rangel e Julio de Luca, do escritório Sertão Arquitetos, o projeto de 110 m² equilibra a preservação do charme e caráter modernista do edifício com intervenções funcionais que adaptaram os espaços as demandas da vida atual e à estética contemporânea.

A planta original foi repensada durante a pandemia de covid-19, período que trouxe novas percepções sobre o morar. Assim, o espaço social foi priorizado: um dos três quartos foi convertido em sala e integrado à cozinha, criando uma área social ampla e fluida. Nela, o concreto aparente das vigas e pilares revela a solução estrutural do edifício e confere charme industrial aos ambientes.

Para destacar o pilar central da sala, foi projetada uma bancada de trabalho para o home office, permitindo que os moradores aproveitem a melhor parte do apartamento durante o dia. Um banco de concreto em formato “L” percorre todo o perímetro do espaço, ora funcionando como assento, ora como apoio, e organiza o ambiente com funcionalidade.
O espaço de chegada recebeu atenção especial, com pintura setorizada que delimita o hall e acolhe os moradores e visitantes. Na sala, um cantinho de leitura foi criado ao lado do sofá generoso, que, junto a um projetor, transforma o ambiente em um espaço multifuncional.

A integração da área social e de serviço é marcada pela transição de pisos: o tecnocimento da sala cede espaço ao ladrilho hidráulico na cozinha, que também reveste as paredes. A marcenaria aberta facilita o uso cotidiano, enquanto a ilha central organiza e harmoniza a conexão entre os ambientes.

Espaços originalmente destinados a serviços ganharam novos usos no projeto. O antigo banheiro de serviço foi convertido em lavabo, com acesso pela sala, e o quarto de serviço foi fundamental para a ampliação do banheiro da suíte principal. Essa alteração permitiu a inclusão de uma banheira de imersão e um novo closet no dormitório.

Pensando nos quatro moradores felinos, o projeto incluiu soluções práticas e criativas, como uma escada de prateleiras para os gatos alcançarem alturas e um acesso discreto para a caixa de areia na lavanderia.
O resultado é um lar acolhedor e versátil, que reflete a personalidade dos moradores e celebra a história do edifício.
Veja a galeria de fotos do projeto abaixo:





