Apartamento de 40 m² com tons de azul e décor atemporal
O imóvel foi reformado para locações temporárias, mas no projeto não faltou praticidade e um clima aconchegante
Como deixar um apart-hotel com cara de lar? Este foi o desafio cumprido pelo escritório Altera Arquitetura com um imóvel na Vila Olímpia, em São Paulo. O fato de o apartamento ser pequeno não impediu que ele se tornasse aconchegante e funcional. Há portas, por exemplo, que têm a função de separar os ambientes e foram pintadas da mesma cor das paredes, o que dá a sensação de amplitude.
O responsável pela reforma da área de 40m² foi o arquiteto Renan Altera, que definiu a cor azul Rio Reno, da Suvinil, como tom predominante nos ambientes. A paleta monocromática e o revestimento único do piso (tacos de madeira) impactaram positivamente a integração. O quarto foi decorado de maneira a ser diferenciado dos demais cômodos.
“O proprietário decidiu disponibilizar o espaço para locação via Airbnb. Para isso, ele solicitou uma reforma com o intuito de tornar o imóvel mais jovem, atrativo e com mais cara de lar do que hotel”, conta o arquiteto. Pensando no perfil dos hóspedes da região, ele considerou fundamental incluir um home office no projeto, que conta também com sala de estar e TV, varanda gourmet com grill, cozinha, quarto e banheiro – este último, separado do lavabo.
“O lavatório é fora do ambiente onde ficam o box e a bacia sanitária. Essa é uma ótima solução para quem possui somente um banheiro em casa, pois dividindo estes ambientes, você consegue conciliar melhor a rotina das pessoas que moram ali”, explica Renan.