O monumento natural do Pão de Açúcar e o Museu de Arte Contemporânea podem ser avistados deste apartamento na praia do Ingá, em Niterói (RJ), assinado pela arquiteta Amanda Miranda. De frente para o mar, o projeto de 225 m² privilegia a iluminação natural e a paisagem à beira-mar.
O casal com uma filha, que são os moradores do imóvel, queriam desde o início integrar a varanda com a sala, removendo a parede que separava os ambientes para criar um único cômodo amplo. Entre reforma e decoração, foram cinco meses para incluir também uma adega climatizada para 400 garrafas no lugar do escritório, um quarto de hóspedes e uma cozinha mais moderna e funcional.
Os pisos e acabamentos originais foram mantidos – a missão de Amanda foi transmitir a personalidade dos donos aos espaços, com leveza e descontração. As obras de arte do acervo pessoal deles, por exemplo, foram distribuídas pela casa.
Para isso, ela escolheu texturas de elementos naturais para integrar a área interna à paisagem externa. Nos painéis das paredes, foi utilizada madeira, e, nos revestimentos, o modelo Pietra Lombardi off White, da Portobello, que remete à pedras. O paisagismo ficou por conta de Clarice Perroni, que incluiu diversas plantas em vasos – inclusive na cozinha. A paleta de cores também foi pensada neste sentido: os estofados e roupas de cama em tons claros lembram a areia da praia, enquanto os tapetes, almofadas e pufe são azuis da cor do céu e do mar.
A estratégia foi muito eficiente em meio à pandemia para diminuir a sensação de “sufoco” por não poder sair de casa e aproveitar a natureza. “Gosto do resultado desta conexão que buscamos da arquitetura com a natureza e de como isso foi impactante na vida dos meus clientes. Para mim, o mais gratificante é ver que, de alguma forma, meu projeto proporcionou bem-estar e melhorou a qualidade de vida dos moradores”, conta Amanda Miranda.
A arquiteta conta que apenas a área de serviço (incluindo quarto e banheiro) e o closet não foram alterados, pois já estavam prontos. A decoração dos demais cômodos foi toda renovada por ela – sala de estar e jantar, lavabo, cozinha, adega, quarto de hóspedes, duas suítes e um banheiro social.
A cozinha ganhou um revestimento de porcelanato na bancada, que é cinza, assim como os armários e a cuba. Foram incluídos também armários superiores e uma bancada de refeição. Por fim, a prateleira suspensa com plantas e iluminação embutida foi montada com a mesma madeira do painel da parede.