Assinado pelo Estúdio Maré, este apartamento antigo de 112 m² passou por uma reforma completa para abrigar um jovem casal que buscava um estilo de vida despojado, mas sem perder o charme. Entre os principais desejos, estava uma cozinha ampla, sem excessos e com uma bancada que tivesse um bom apoio para preparar os alimentos, além de uma mesinha de café da manhã.
Como trata-se de um imóvel bastante antigo, os arquitetos não tiveram acesso à planta estrutural do prédio. Por isso, a ideia de abrir a cozinha para a sala, como pediram os moradores, precisou ser repensada porque logo no início da obra, a equipe descobriu que havia um pilar entre a cozinha e a sala.
Dessa forma, resolveram ampliar o vão da porta e colocar uma porta de vidro para integrar os dois espaços. Para os acabamentos, escolheram acabamentos em tons de cinza a fim de trazer um toque minimalista e metais e serralheria na cor preta para destacar a parede de subway tiles azul marinho, que também pode ser visto por quem está na sala de estar.
Bastante antigo, o apartamento nunca tinha sido reformado. “Fizemos uma boa renovação de tudo, desde piso, revestimentos, portas, marcenaria até hidráulica e elétrica. O único item que mantivemos foi o guarda-roupas do home office, que foi reformado externamente”, comenta a arquiteta Lívia Leite.
Um dos pontos altos do projeto é o piso de madeira tauari, em paginação tipo espinha de peixe, bem como as portas no tom cinza chumbo, que dão uma identidade única ao apartamento, além dos revestimentos de estilo atemporal escolhidos para as áreas molhadas. Já alguns itens de iluminação decorativa, foram trazidos pelos clientes de uma viagem para Portugal — país onde têm uma relação super especial.
Para ver mais detalhes deste projeto, acesse a galeria abaixo!