Aproveitar ao máximo a área de 82 m² foi o pedido dos clientes para a arquiteta Luma Adamo para este apartamento pequeno em São Paulo: o primeiro passo foi integrar a varanda com a sala, retirando a porta balcão existente e unindo as duas áreas com o mesmo piso. O corredor entre os ambientes ganhou um jardim vertical composto por plantas preservadas destacado por uma moldura feita de marcenaria e pela pintura com efeito de cimento queimado.
Ali também foi posicionado o cantinho do bar e do café – já que os clientes são apreciadores de vinho – com uma adega e cristaleira instaladas na marcenaria. A parede do jardim também abriga um armário em sua parte traseira, que é utilizado para armazenar produtos na área de serviço.
A cozinha já era integrada à sala, mas os moradores queriam ter ali uma ilha com banquetas: para aproveitar melhor o espaço, a arquiteta complementou a estrutura com armários de 20 cm de profundidade, o que aumentou o espaço de armazenamento. Uma prateleira suspensa sob a bancada ganhou um pendente centralizado.
A sala de estar e TV recebeu um painel de marcenaria com aspecto marmorizado preto, complementado por um painel de ripas vazadas – a solução permitiu que a TV fosse centralizada com o sofá de 2,20 m de largura.
O painel de MDF possui uma porta de correr oculta na marcenaria. A iluminação decorativa aparece na parede e no teto.
A sala de jantar foi instalada na varanda – aqui, a caixa de vidro feita para isolar o ar-condicionado foi envolta por um aparador de marcenaria, que esconde a estrutura, decora o ambiente e ainda serve de apoio para as refeições.