Antigo depósito vira área de churrasqueira nesta casa charmosa
Lívia Leite, do Estúdio Maré, incorporou detalhes especiais, como um banco moldado em concreto e portas em serralheria.

Localizada em São Paulo, esta casa 210 m² passou por uma transformação completa sob a direção da arquiteta Lívia Leite, do Estúdio Maré. A reforma foi planejada para atender aos desejos dos moradores – um casal com um filho de 10 anos e um cachorro – que buscavam uma casa mais personalizada, com uma área social ampliada, mais cores e paisagismo.
A principal intervenção aconteceu no pavimento térreo, onde o layout da cozinha foi reposicionado para criar uma integração com o quintal, antes fechado e sem vida.

A abertura da porta da cozinha para os fundos da casa não só trouxe mais luminosidade, mas também ampliou a interação entre os ambientes.

O antigo depósito foi transformado na nova área da churrasqueira, criando um espaço maior e mais funcional no quintal, onde foi adicionado um gramado, trazendo mais conforto e leveza ao ambiente.


Para o projeto de interiores, a escolha dos acabamentos foi fundamental. O piso terroso e os detalhes em verde na marcenaria e nas portas e portão de serralheria trouxeram um contraste agradável e uma sensação de frescor aos espaços.

O living, por exemplo, passou por um repensar completo do layout, com a criação de um banco moldado em concreto, ampliando as possibilidades de uso do ambiente. O piso monolítico da sala, lavabo e cozinha ajudou a unificar os espaços e a dar leveza ao projeto, destacando o mobiliário e detalhes como o piso de ladrilho azul na entrada da casa.

A escada existente foi mantida, mas teve seus novos tubinhos de serralheria branca incorporados para valorizar o elemento e ao mesmo tempo oferecer proteção.

No pavimento superior, o piso de madeira foi preservado e restaurado, mantendo a essência da casa. O banheiro e quarto do filho foram reformados para otimizar o espaço e garantir maior liberdade para estudos e brincadeiras. O novo closet foi projetado para liberar o quarto, proporcionando mais espaço para as atividades diárias.
O quarto do casal foi totalmente repensado para acomodar não só a cama, mas também um espaço de trabalho e uma penteadeira. A parede de mais de 6 metros de largura foi projetada para integrar esses elementos, junto com uma estante em serralheria que trouxe elegância ao ambiente.

O home office foi planejado com marcenaria sob medida, incluindo armazenamento para documentos e uma mesa de trabalho.

O banheiro do casal foi reformado para aproveitar a banheira existente, com novas soluções de revestimento, incluindo uma porta de serralheria camarão na área da bacia sanitária, proporcionando privacidade sem comprometer a entrada de luz natural.
Confira mais fotos abaixo:









































- Casas e apartamentosMóvel de apoio é buffet e cristaleira em sala de jantar de apartamento elegante
- Casas e apartamentosCortina funciona como divisória em apartamento de 85 m² que tem home office com vista
- Casas e apartamentosLindas casas de praia em Búzios com materiais ecológicos são interligadas por pergolado