A arquitetura do melhor hotel boutique para esqui do Chile

No Antumalal, eleito o melhor hotel boutique chileno de esqui em 2013, linhas modernistas se misturam à paisagem bucólica

Por Da redação
Atualizado em 15 dez 2016, 13h35 - Publicado em 8 abr 2014, 19h20

Localizado na cidade chilena de Pucón, a 780 quilômetros da capital Santiago, o Hotel Antumalal foi eleito pela World Ski Awards, em 2013, o melhor hotel boutique do Chile para a prática esqui. Com 62 anos, um dos diferenciais de sua arquitetura são os traços modernistas inspirados na escola de design Bauhaus e a integração com o meio ambiente.

O projeto arquitetônico do Antumalal foi concebido pelo chileno Jorge Elton. Ele está no centro do bosque de cinco hectares, entre um lago e um vulcão, e envolto por cinco cascatas, rochas vulcânicas, piscinas naturais e inúmeras trilhas. “Os 22 quartos do hotel possuem janelas que oferecem vista panorâmica para o Lago Villarrica e para um bosque. A decoração destaca-se por seu aspecto rústico e é composta por móveis de madeira nativa, paredes revestidas de araucárias, carpete branco e tapetes de pele de cabra. Lareiras complementam o projeto, dando um ar acolhedor ao ambiente”, informa a Gerente de Marketing do Hotel Antumalal, Sarah White. Para ela, o destaque do projeto arquitetônico é a integração do empreendimento com a natureza.

Fundado em 1952, o hotel foi idealizado pelo casal de imigrantes checos, Guillermo e Catalina Pollack, que fugiu da 2ª Guerra Mundial para o Chile. “O Antumalal começou como um salão de chá às margens do lago onde eram servidas iguarias tchecas. Foi conquistando clientes com turistas que viajavam de barco para provar tortas. Nesses 62 anos, nos adaptamos às necessidades dos clientes e aos novos tempos, sem abandonar a essência do projeto arquitetônico: o convívio entre a obra e o ambiente em que ele se insere”, finaliza White.

Publicidade