Morar em uma quitinete e harmonizar a decoração ao espaço pequeno é desafiador. Erin Yamata, do Apartment Therapy, sabe bem como é isso: ela mora em um estúdio de 23 m². Por entender essa frustração, ela criou um pequeno guia para ajudar no processo de organizar apartamentos pequenos.
1. Quando pensar na organização do apartamento, sempre comece pela cama. Ela será, provavelmente, o maior móvel da quitinete. Por isso, sua posição na planta é crucial para determinar onde todos os outros móveis ficarão. Tente escolher um cantinho que garanta um pouco de privacidade. Lembre-se: a cama deve estar o mais distante da porta (e também da cozinha) quanto for possível! Na foto, uma quitinete de 26m² tem a cama oposta à porta, separada por um painel divisório com folhas de correr.
2. Uma cama suspensa pode economizar muitos metros quadrados! Pense com cuidado nessa opção: você sempre terá que subir uma escada para dormir em uma cama que estará há pelo menos dois metros de altura do chão.
3. Erin mora em um apartamento do tipo estúdio e conta que, nas primeiras semanas, era muito difícil adormecer com o fogão no campo de visão. Ela inclusive considerou separar a cama do resto do ambiente com cortinas, biombos ou estantes, mas desistiu porque o espaço era realmente muito limitado. Separar o dormitório do resto do apartamento dessa forma fica melhor em apês um pouco maiores, por volta de 40 m². Em outros casos, isso pode dar a impressão do ambiente ser ainda menor.
4. Os móveis devem ser considerados por ordem de tamanho e importância. Pense em suas necessidades! Para a maioria das pessoas, isso significa que o sofá é o próximo da lista, mas se você não tem tanto interesse em áreas de interação e passa muito tempo trabalhando de casa, por exemplo, talvez sua prioridade seja uma escrivaninha.
5. O que você realmente precisa dentro de seu apartamento? Para evitar amontoar seus móveis, reflita sobre quais deles você realmente usa e precisa. Que tal uma cadeira super confortável no lugar de um sofá de três lugares, por exemplo? Primeiro abra espaço para o que é mais importante para você. Se o resto não couber no apartamento, pense em deixá-los de fora. Karla Madrilis, arquiteta e dona do apartamento de 22m² acima, nunca assistia TV. Por isso, preferiu ficar sem o aparelho e o sofá. O espaço foi aproveitado com uma escrivaninha, onde ela pode trabalhar, e uma cama de casal.
6. Tente colocar o sofá e a cama em paredes opostas. Essa é uma ótima forma de separar as áreas de dormir e descansar sem quebrar a unidade dos ambientes.
7. Uma cozinha precisa de muito espaço de balcão e armazenamento – algo raro em quitinetes. Nesse caso, um carrinho de cozinha pode ser uma dádiva divina.
8. Substitua grandes estantes, gabinetes e armários desnecessários. As prateleiras são suas melhores amigas! Prateleiras altas podem ficar acima de outros objetos, como cômodas e até a cama, sem ocupar espaço algum no chão. Várias coisas que seriam colocadas em gabinetes grandes podem ficar expostas nelas, liberando espaço de chão para os itens essenciais. Foi exatamente isso que a arquiteta Marina Barotti fez na quitinete do jornalista Fernando Gazzaneo: seus livros e cadernos ficam acima da escrivaninha, evitando o excesso de móveis.