Andar de bike já é mega sustentável. Mas já pensou ter uma bicicleta produzida por meio de plástico reciclado? Não ia ser um máximo? Pois é. Esse modelo de locomoção eco-friendly já existe algum tempo, mas é sempre bom relembrar as práticas que merecem ser divulgadas! Trata-se da Muzzycles, idealizada pelo artista plástico uruguaio Juan Muzzi, radicado no Brasil, que, desde 2016, vem produzindo as bicicletas sustentáveis.
Muzzi iniciou sua pesquisa em 1998, com PET e Nylon como fonte de matéria prima. A produção foi concluída em 2008, mas foi necessário um ano de teste para a comercialização do produto para garantir o selo do INMETRO de qualidade e patenteada na Holanda em 2012.
Para fabricá-las, o artista conta com o trabalho de algumas ONGs que recolhem sucata e vendem para uma empresa que granula o material. Os grãos são vendidos para a Imaplast, empresa de moldes que Muzzi dirige. Também é possível que o próprio interessado leve o material reciclável. No processo de produção, o plástico granulado entra em uma máquina e é injetado no molde de aço. “Cada quadro demora dois minutos e meio para ser fabricado e, se for feito só de PET, usa 200 garrafas”, explica Muzzi.
A Muzzicycle é mais resistente, flexível e barata. Isso porque o plástico não enferruja, amortece naturalmente e sua fabricação transforma resíduos sólidos em um novo produto.
As encomendas devem ser feitas pelo site MuzziCycles. Os Estados Unidos, Alemanha, México e Paraguai já demostraram interesse em encomendar as bikes de plástico reciclado. “Em maio começamos a fazer um modelo de cadeira de rodas. Mas nesse caso vamos doá-las. A pessoa só terá de trazer o material plástico”, conta Muzzi.
Para saber mais sobre sustentabilidade, acompanhe as redes sociais (Facebooke Instagram) da CASACOR Sustentável!