Instalação do Google decide qual estilo de decoração mais combina com você
Experiência imersiva monitorou os batimentos cardíacos dos visitantes para determinar qual ambiente os deixaram mais confortável
Já sei o que você pensou quando leu esta chamada: isso é tão Black Mirror! Mas convenhamos, escolher entre tipos estilos de decoração – clássico, contemporâneo, minimalista, escandinavo… – em uma lista que parece não ter fim, pode ser um problema na hora de decorar uma casa ou um ambiente. Foi partindo desse princípio que o Google propôs, durante a Semana de Design de Milão, uma curiosa instalação em que a tecnologia ajudou os visitantes a perceberem qual estilo os fez sentir melhor.
Calma, eu explico! Ao entrarem, os visitantes colocavam uma pulseira desenvolvida pela Google Hardware, para que aspectos físicos, como batimentos cardíacos, fossem monitorados. Depois, entravam por cinco minutos em três salas diferentes, com os temas Essencial, Vital e Transformadora.
Em tons terrosos, a sala Essencial trazia uma iluminação indireta e piso de madeira. As texturas ficavam por conta do tapete criado pela artista Claudy Jongstra, do revestimento das paredes e do tecido do sofás e das almofadas.
Já a sala Vital, como o nome sugere, trazia vibrações através da iluminação – um recorte na parede e no teto que emitia luz fria feito pela designer dinamarquesa Sabine Marcelis – e das cores dos mobiliários. Na parede, um ombré nos tons de azul, rosa e branco.
Por último, a sala Transformadora seguia uma linha mais minimalista e monocromática. Três materiais tinham força no ambiente: madeira, vidro e aço. Na paredes, um papel que imitava mármore.
Após o passeio, os visitantes recebiam um relatório que apontava os momentos de calma e estímulo durante a visita. Desta forma era possível tirar conclusões sobre quais tipos de ambientes e decoração os deixaram mais confortáveis, mesmo quando não estavam prestando atenção nisso.
A instalação ocupou o Spazio Maiocchi, em Milão, e foi uma parceria do Google com o laboratório Internacional Arts + Mind da Universidade John Hopkins e Suchi Reddy, do escritório de design e arquitetura Reddymade. Todo o mobiliário usado era da dinamarquesa Muuto.
E agora fica a pergunta: qual destes três ambientes te fez sentir melhor?