Continua após publicidade

Cromoterapia: descubra quais são as vibrações de cada cor

Veja o significado de cada cor segundo a cromoterapia e sugestões para incluir na decoração

Por Redação
5 set 2023, 19h00

A decoração da casa vai muito além da estética, móveis e cores influenciam diretamente no bem-estar dos moradores. Uma abordagem que ganhou destaque recentemente é a cromoterapia, prática que utiliza as cores de forma consciente para promover o equilíbrio emocional, energético e físico dos indivíduos.

“A cromoterapia é uma terapia complementar que busca equilibrar nosso bem-estar emocional, mental e físico por meio das cores. Cada cor possui uma vibração única que atua em nossas células, proporcionando equilíbrio e vitalidade. Além disso, cada órgão do nosso corpo é influenciado pelas cores, que podem estimular ou inibir seu funcionamento. Por isso usar a técnica na decoração é tão benéfico” explica a Gabriela, especialista esotérica da IQuilibrio.

Como as cores têm a capacidade de evocar sentimentos e sensações distintas, veja o que cada uma vibra, e como elas podem ajudar a decorar o ambiente:

Azul

Apê 35 m2 painel de muxarabi isolar cozinha Studio Moby Dick decoracao apartamento quarto cama armario
Projeto de Studio Moby Dick. (Gisele Rampazzo/Casa.com.br)

Remete à serenidade, tranquilidade e comunicação harmoniosa e sensação de leveza.

Sugestão de decoração: experimente utilizar tons azuis suaves em quartos ou espaços de relaxamento para criar uma atmosfera calma e serena.

Verde

Projeto de Studio Ricciardi. Na foto, varanda com teto de madeira, sofá verde, mesa redonda pequena e marcenaria para plantas.
Projeto de Studio Ricciardi. (Photons Fotografia/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Representa a renovação, vitalidade e equilíbrio. O verde tem propriedades refrescantes e calmantes, auxiliando no bem-estar físico e mental.

Sugestão de decoração: adicione plantas e elementos naturais em tons de verde, como almofadas e objetos decorativos, para trazer um ar fresco e revitalizante ao ambiente. Interessantes para paredes de quartos de crianças.

Amarelo

Sala de estar com tv e rack em marcenaria amarela
Projeto de Sertão Arquitetos. (Luiza Schreier/Casa.com.br)

Associado ao otimismo, clareza mental, bom humor e criatividade. O amarelo favorece o poder pessoal, a lucidez e a assimilação de ideias. Na cromoterapia, é recomendado para pessoas que desejam melhorar o relacionamento interpessoal e elevar a criatividade.

Sugestão de decoração: experimente evitar o uso de tons de amarelo em quartos, mas explore em espaços de trabalho, estimulando a tomada de decisão e ideias criativas.

Continua após a publicidade

Laranja

Projeto de Lívia Ornellas. Na foto, cozinha com cobogós laranjas, ladrilhos laranjas, marcenaria e bancada branca.
Projeto de Lívia Ornellas. (Re Freitas/Casa.com.br)

Representa a energia, espontaneidade e criatividade. O laranja estimula a mente, a assimilação de novas ideias, a sexualidade e prazer.

Sugestão de decoração: utilize tons suaves de laranja em espaços de refeição, como a cozinha ou a sala de jantar, para estimular o apetite e a sociabilidade.

Vermelho

Sala de estar com mesa de centro com vasos e poltrona vermelha.
Projeto de Escala Arquitetura. (Produção visual: Simone Raitzik/Fotos: Ilana Bessler/Casa.com.br)

Remete à vitalidade, confiança e paixão. O vermelho aumenta a energia, a vitalidade e a adrenalina. Na cromoterapia, é utilizado para restabelecer a vitalidade, melhorar o funcionamento do coração e ativar a circulação sanguínea. É uma cor intensa, então deve ser utilizada com moderação.

Continua após a publicidade

Sugestão de decoração: evite o uso de vermelho em ambientes, pois pode causar inquietação e ansiedade. Pessoas com pressão alta e ansiosas devem evitar usar roupas desta cor.

Rosa

Quarto infantil com pintura na parede e cama de solteiro em plataforma de madeira.
Projeto de Co+Lab Juntos Arquitetura. (Luiza Schreier/Casa.com.br)

Simboliza o amor, afeição e delicadeza. O rosa tonifica e embeleza, trazendo suavidade e serenidade. Que tal adicionar um toque de ternura e acolhimento com o rosa?

Sugestão de decoração: utilize o rosa em quartos infantis ou em espaços onde deseja promover aconchego, amor e harmonia.

Preto

Estúdio de 66 m² tem jabuticabeira na bancada da cozinha e homenagem ao hipismo. Projeto de Erica Salgueiro para a CASACOR São Paulo 2023. Na foto, armário preto com porta ripada.
Projeto de Erica Salgueiro para a CASACOR São Paulo 2023. (Renato Navarro/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Traz o mistério, a individualidade, introspecção e a sensação de silêncio. Representa o enigma da vida, a ausência de forma e o poder primordial. É como um espaço vazio que dá origem à luz. O preto nos conecta às energias dos nossos antepassados. Afasta obstáculos, mas também pode trazer melancolia.

Sugestão de decoração: Interessante ser usada com outras cores para equilibrá-las.

Branco

Sala de estar com tapete bege, sofá branco, cortina branca e mesa de centro com tampo de vidro.
Projeto de Juliana Pippi. (Ruy Teixeira/Casa.com.br)

Associado à pureza e à paz, o branco é a união de todas as cores.

Sugestão de decoração: utilize o branco como base para a decoração, combinando com elementos coloridos para criar um ambiente equilibrado. O uso do branco na decoração é versátil e não possui contraindicações.

Continua após a publicidade

Violeta

Móveis coloridos personalidade apê 72 m2 Adriana Diegues decoracao madeira apartamento sala tv tapete marcenaria sofa canto alemao cadeira
Projeto de Adriana Diegues. (Gustavo Awad/Casa.com.br)

Remete a espiritualidade, transmutação, ao misticismo e harmonia. O violeta possui propriedades que auxiliam contra o estresse e transmutam energias negativas em positivas.

Sugestão de decoração: utilize o violeta em espaços de meditação, e utilize cristais de ametista nos ambientes em geral. Experimente colocar cristais de ametista nos banheiros para amplificar a energia de transmutação.

“Aproveite o poder das cores na decoração para criar um ambiente que reflita sua personalidade e promova seu bem-estar. Lembre-se de escolher as tonalidades que mais te conectam e transforme seu espaço em um refúgio revitalizante” conclui Gabriela, especialista esotérica da IQuilibrio.

Publicidade

Publicidade