Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Com 87 anos, idosa confecciona máscaras de proteção para doar

Junto à neta, que é engenheira e bióloga, elas produzem máscaras para os necessitados, em pequena escala

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 mar 2020, 14h32 •
  • idosa
    (Reprodução/Casa.com.br)

    Sempre encontramos motivos para seguir acreditando na humanidade, não é mesmo? E aqui está mais um deles: a dona Bernarda, de 87 anos, deparou-se com um problema nas lojas de Santa Quitéria do Maranhão (MA). Ao ir atrás, como muitos brasileiros, de álcool gel e máscaras, acabou descobrindo que estavam em falta.

    111-5
    (Reprodução/Casa.com.br)

    Como Bernarda costura e tem como neta uma professora, bióloga e engenheira civil, Renatha Costa, elas decidiram unir conhecimentos e produzir, em pequena escala, máscaras de proteção para elas e para doar a quem precisasse

    Continua após a publicidade

    Para isso, a dupla comprou tecido TNT e elásticos para produzirem as máscaras em casa. A neta impermeabiliza e corta os tecidos, enquanto a avó costura. Após a confecção, as máscaras são isoladas e embaladas, sendo disponibilizadas para distribuição.

    Linda atitude, não é mesmo?

    Mas vale lembrar que, a máscara é de uso prioritário de quem já está com sintomas de doenças e devem usá-las para não propagar mais vírus. “Essa questão de máscaras, se temos poucas, vamos deixar para os enfermeiros, médicos. Se for para sair e ir até a unidade de saúde para confirmar, usa uma máscara de pano, confecciona a sua máscara. Eu digo assim, poupe o material de saúde para os enfermeiros e médicos. Eles são as pessoas mais importantes da cidade hoje, o pessoal da Saúde”, orientou o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

    Segundo ainda o ministro, o item sozinho não protege contra o vírus e só é efetivo se for associado à lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienização com álcool em gel, que são as principais recomendações para evitar o contágio, assim como evitar aglomeração de pessoas e seguir a etiqueta respiratória (ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço.

    Continua após a publicidade

    COMO FAZER MÁSCARA DE TECIDO

    1584313476993-660×440
    (Reprodução/Casa.com.br)

    O recomendado é que se use tecido de tricoline, que é 100% e resistente, mas ao mesmo tempo é leve e permite que a pessoa respire sem sufocar. O tecido deve ser cortado de acordo com o modelo de máscara de proteção desejada. Lembre-se que ela deve cobrir boca e nariz.

    Outra recomendação é que a máscara seja dupla, ou seja, use duas camadas de tecido para aumentar a proteção.

    Continua após a publicidade
    unnamed
    (Reprodução/Casa.com.br)

    Faça o molde em um cartão ou qualquer superfície mais dura e utilize para riscar o tecido. Corte o tecido no formato, sempre deixando uma margem maior para fixar o elástico.

    Faça vincos no tecido. Prenda o elástico nas laterais e costure. Não se esqueça de medir o cumprimento do elástico de forma que ele não aperte seu rosto, mas também não fique frouxo.

    Continua após a publicidade

    Antes de usar, lave a máscara com sabão neutro. Recomendação é que o item seja utilizado por até duas horas e trocado após esse período.

    Publicidade