O branco é a cor mais versátil e também a mais usada para a decoração de interiores. Ele reflete a luz, dando à casa um sentimento de ar limpo e fresco e trazendo tranquilidade para o ambiente. “Essa cor é uma mistura de todos os matizes do arco-íris, representa a pureza do espírito e do inconsciente, além de simbolizar sinceridade e aceitação”, afirma Dirceu Galhardi, consultor de feng shui, do Rio de Janeiro. No sistema de chacras (os sete pontos de energia espalhados pelo corpo), a cor branca corresponde ao ápice dessa hierarquia. “Ela fica acima do sétimo chacra, o coronário, local em que circula a energia cósmica”, diz o especialista.
Na decoração, o branco é uma cor que não compromete o ambiente. Visualmente, transmite uma elevada percepção do espaço, por isso é uma cor recomendada para ser usada em ambientes pequenos. Em ambientes com farta presença de elementos alvos, a sensação de amplitude aquieta os pensamentos, refresca a alma. Porém, as emoções podem ficar congeladas. Por conta disto, tome cuidado! “Por ser uma cor fria, ela arrefece o calor humano quando usada em excesso. Nesse caso, quadros com pinceladas quentes ajudam a aquecer o recinto”, afirma Dirceu.
Dica: se você deseja criar um canto de meditação que lhe permita saborear momentos de paz, combine o branco com o lilás ou o azul. “Essas tonalidades disseminam harmonia”, diz o estudioso.