7 erros fáceis de serem cometidos ao limpar o banheiro

Saiba como evitá-los, promovendo uma limpeza mais fácil e eficaz e deixando o seu cômodo impecável!

Por Yara Guerra
2 fev 2023, 19h00
Banheiro; box de vidro; armário de madeira
Projeto de Truvian Arquitetura. (Léo Matsuda/Casa.com.br)

Venhamos e convenhamos que limpar o banheiro já é, por si só, uma tarefa que todo mundo quer rejeitar. Então sejamos ponderados e concordemos que não existe maneira errada de limpar o espaço. Por outro lado, definitivamente existem métodos que você pode testar para tornar essa higienização mais eficaz e, às vezes, até mais fácil.

Limpando ralo de banheiro
(Reprodução/Giphy)

Conhecimento é poder de limpeza e, quando se trata de tarefas manuais como esfregar o piso e limpar os espelhos para banheiro, “poder” acaba significando menos trabalho físico.

Aqui estão alguns erros de limpeza do banheiro que, quando corrigidos, vão te deixar com um ambiente impecável e funcional, além de muito menos trabalhoso. Confira:

Você não deixa a escova do banheiro secar antes de guardá-la

Antes e depois isabella nalon apartamento lavabo cinza espelho
Projeto de Isabella Nallon. (Julia Herman/Casa.com.br)

Sim, é uma façanha usar até mesmo as escovas mais sujas para esfregar os piores assentos da casa. Mas se você não deixá-las secar antes de guardá-las, estará criando uma poça de água sanitária na qual você pisará repetidamente. E isso é algo que você provavelmente não quer, não é?

Continua após a publicidade

Em vez de agir assim, seque a escova, colocando-a sob o assento do vaso sanitário e permitindo que pingue na tigela antes de devolvê-la ao suporte. Simples!

Você não está espanando antes de limpar

Bancada de granilite; bancada; ladrilho hidráulico
Projeto de Daniela Funari. (Julia Novoa Fotografia/Casa.com.br)

Se você não varrer e espanar o banheiro antes de limpá-lo, provavelmente ficará esfregando um rastro de poeira molhada ao longo do vaso durante toda a faxina.

Polvilhar tudo com um espanador ou aspirador de pó resolve este problema e torna a sua limpeza menos sobre tirar a poeira e mais sobre deixar o banheiro brilhante.

Você não está limpando atrás do vaso

Apê 140 m² Primo Arquitetura banheiro lavabo espelho
Projeto de Primo Arquitetura. (Julia Totoli/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

É um local tentador para ignorar. Ninguém quer se contorcer para chegar a pedaço de piso entre a parte de trás do vaso e a parede. Mas se você ignorá-lo, não apenas o pó e o cabelo se acumularão com o tempo, mas os odores da água residual também podem se tornar um problema.

Você não está deixando o spray de limpeza fazer seu trabalho

5-7-erros-faceis-de-serem-cometidos-ao-limpar-o-banheiro
(Apartment Therapy/Divulgação)

As espumas de limpeza precisam de tempo para agir. Então entenda que tentar limpar as paredes do chuveiro antes que o produto faça o seu trabalho é um exercício de futilidade (e de desperdício, também).

Você está usando amaciante de roupas em toalhas

6-7-erros-faceis-de-serem-cometidos-ao-limpar-o-banheiro
(Divulgação/Casa.com.br)

Eu sei, todos nós queremos sair do chuveiro e nos envolver em uma toalha macia e fofa, mas usar amaciante de roupas em toalhas diminui sua absorção ao longo do tempo.

Continua após a publicidade

Para manter suas toalhas macias, flexíveis e absorventes, tente adicionar uma xícara de vinagre ao ciclo de lavagem e usar menos detergente ao lavar as toalhas.

Você está desinfetando, ao mesmo tempo em que não está

7-7-erros-faceis-de-serem-cometidos-ao-limpar-o-banheiro

Bicarbonato de sódio e vinagre sempre terão um lugar em nossos arsenais de limpeza. Mas usá-los ao mesmo tempo inibe as propriedades de desinfecção do vinagre.

Para aproveitar o poder de purificação do bicarbonato de sódio e as propriedades anti-sépticas do vinagre, use-os separadamente: borrife bicarbonato de sódio nas pias do banheiro e esfregue com água e uma esponja. Depois que o bicarbonato de sódio for lavado, borrife o vinagre para matar os germes.

Você não está usando panos sem fiapos para limpar seus espelhos

Móveis vintage; móveis garipados; móveis de segunda mão; decoração vintage; banheiro; azulejos; cuba solta; cuba colorida
Projeto de Mana Arquitetura. (Rafaela Paoli/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Usar trapos velhos significa desperdiçar menos, e isso é algo que todos nós podemos fazer. Mas se você usar o tipo errado de trapo, seu espelho não ficará brilhante quando você terminar de limpá-lo.

Panos gastos comuns deixam fiapos para trás e resultam em um espelho difuso. Em vez disso, use uma camisa antiga, um pano de microfibra ou toalhas cirúrgicas ao limpar as superfícies – elas ficarão muito mais bonitas!

Confira alguns produtinhos até R$50 para deixar seu banheiro mais lindo!

* Os links gerados podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril. Os preços e produtos foram consultados em janeiro de 2023, e podem estar sujeitos a alterações e disponibilidade.

Publicidade