5 dicas para cultivar plantas em casa
Aprenda a cultivar ipomeias, tumbérgias, madressilvas e lágrimas-de-cristo, trepadeiras do chamado grupo volúvel, com a engenheira agrônoma Roselaine Sekiya
Plantio
Se for em vasos, eles devem ter entre 20 cm e 30 cm de profundidade e 30 cm de largura. Preencha-os com um substrato próprio. “No solo, use uma mistura adubada com matéria orgânica”, diz Roselaine. Coloque-a numa cova com 10 cm a mais do que o diâmetro e a profundidade do torrão da muda.
Suporte
Essas espécies precisam de uma estrutura ondepossam se enroscar e crescer – como alambrados,treliças e grades fxadas na parede. “É indicadoum espaçamento de 5 cm a 10 cm entre as ripaspara um fechamento mais rápido”, diz a engenheira.Enrole a ponta do ramo no local e ela irá desenvolver.
Rega
Sempre no solo e conforme o clima e o local.“Em ambientes quentes e com a trepadeira expostaao sol, ague todos os dias”, ensina Roselaine.Em ambientes sombreados, alterne os dias de rega.“Se o clima for mais ameno, ou no inverno,duas vezes por semana. Nunca encharque a terra.”
Condução e poda
Trepadeiras se enrolam onde encostam. “Se desejarque ela siga um caminho predefnido, acomodeas pontas dos ramos em diferentes locais”, sugerea engenheira. A poda só é exigida quando a plantaassume um volume que incomoda. “Corte aspontas na diagonal com um alicate apropriado.”
Adubação
Utilize fertilizantes químicos ou orgânicos no solo.“Para as plantas com fores, a fórmula ideal é4-14-8, referente à porcentagem de nitrogênio,fósforo e potássio”, avisa Roselaine. “Para folhagens,10-10-10.” Um adubo orgânico indicado porela é o japonês bokashi, de farelos de resíduos.