O ilustre Museu do Louvre, em Paris, firmou parceria com o HTC VIVE Arts para criar sua primeira experiência de realidade virtual que homenageia o 500º aniversário da morte de Leonardo Da Vinci.
Intitulada “Mona Lisa: Beyond The Glass” (em português, “Mona Lisa: Além do Vidro”), a exposição se utiliza de infravermelho, raios-x e refração para renderizar o retrato icônico em 3D e deduzir como ela poderia estar em movimento.
Em um trabalho conjunto entre artistas de RV e especialistas do museu, a mostra – maior entre todas de Da Vinci já montadas – tem como objetivo democratizar o acesso às experiências artísticas, compartilhando os detalhes próximos e únicos do retrato através da realidade virtual.
Para se ter uma ideia, devido às massas de pessoas que o museu atrai todos os anos, os visitantes geralmente têm apenas 30 segundos para ver a pintura.
Nesse sentido, a experiência remove as multidões que normalmente cercam a Mona Lisa, permitindo que os espectadores se deparem com a obra-prima de do artista antes de mergulhar na paisagem montanhosa da pintura.
Também é possível perceber detalhes invisíveis a olho nu, além de fornecer informações sobre as técnicas usadas por Da Vinci e a identidade de sua musa.
Para a experiência imersiva, a HTC montou uma sala de visualização especial com 11 fones de ouvido da linha Cosmos da Vive, que começou no dia 24 de outubro de 2019 e estará em exibição no hall Napoléon do Louvre até 24 de fevereiro de 2020.
Uma versão estendida da exposição está disponível para download através do Viveport e outras plataformas online. A experiência também apresenta trabalhos adicionais de Da Vinci, fornecendo uma visão melhor da obra do célebre artista.
Confira mais sobre Mona Lisa: Beyond The Glass no vídeo abaixo:
Mona Lisa: Beyond The Glass
Quando: de 24 de outubro de 2019 a 24 de fevereiro de 2020.
Onde: hall Napoléon do Museu do Louvre, em Paris (França).